O final do ano de 2018, para nossa Arquidiocese, foi marcado pela expansão dos trabalhos pastorais com a instalação de três novas diaconias: Diaconia Nossa Senhora Virgem de Fátima (bairro Cacimba Velha), Diaconia de São José (bairro Jacinta Andrade) e Diaconia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cidade de Passagem Franca do Piauí).
O diácono Giovani Batista, que é responsável pela diaconia São José juntamente com o padre Rubens Chaves, explica que o intuito da criação das novas diaconais é aproximar ainda mais os cristãos da igreja.
“As diaconias possibilitam uma maior aproximação dos cristãos com a igreja, que passam a ter mais assistência espiritual através do trabalho dos diáconos”.
O padre Rubens Chaves, que além de colaborar na Diaconia de São José, dá assistência á Diaconia de Curralinhos, localizada na forania Rural I de nossa Arquidiocese, destaca a importância do trabalho dos diáconos como agentes evangelizadores.
“O trabalho dos diáconos, pelo que se pode testemunhar nas diaconais, tem sido um trabalho de chegar às pessoas, ao coração delas. Normalmente os lacais onde se instalam as diaconais, são lugares em que a presença eclesial ainda é muito limitada e o trabalho é justamente de aproximar das pessoas, através das visitas, por meio da animação bíblica, por meio da animação litúrgica e através da valorização dos vários ministérios”, enfatiza o padre.
A Diaconia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é coordenada pelo diácono Marcos Vinicius e administrada pelo Padre Francisco Genivaldo. A Diaconia Nossa Senhora Virgem de Fátima tem como coordenador o diácono Claudino Alves e administrador o Padre Aerton Marcos. Atualmente a Arquidiocese de Teresina é composta de 11 diaconais.
Por: Rodrigo Carvalho