A Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Teresina comemora aniversário no dia 9 de dezembro. A comunidade São Sebastião, área pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Forania Sul I) vai sediar as comemorações alusivas a passagem da data.
São 25 anos de atuação. De acordo com Socorro Oliveira que coordena a pastoral: “Foi uma longa caminhada marcada pela perseverante e compassiva identidade vocacional de seus agentes com a mística e as práticas libertadoras de Jesus Cristo”. O Serviço Pastoral dos Migrantes faz parte das Pastorais Sociais vinculado ao setor da Caridade, Justiça e Paz da CNBB e tem por objetivo articular e animar trabalhos junto aos migrantes e imigrantes, em âmbito local bem como promover, de forma humanizada, os grupos que vivem o drama da migração forçada, contribuindo na construção de um mundo onde as diferenças possam concretizar-se como sinais do Reino de Deus.
Para Socorro, a busca pela mudança da realidade de sofrimento dos migrantes e imigrantes virou missão, mas deve ir além. “Cabe a nós denunciar as causas e as consequências dos males sociais que levam milhões de migrantes e imigrantes a viverem forçosamente em quase permanente estado de fragilidade, numa incansável busca de salvaguardar sua sobrevivência. Nós sabemos que o Brasil ainda não está livre da chaga da exclusão, comumente ocultada pela ‘lei’ da impunidade, que continua a arrastar milhares de pessoas inocentes ao sofrimento cruel e abominável da falta de moradia e trabalho digno. Por isso a Pastoral se faz presente na defesa”.
Na Arquidiocese de Teresina a implantação da Pastoral do Migrante se deu no ano de 1993 com as irmãs da Congregação de São Carlos Scalabrinianas. “As missionárias vieram a convite de Dom Miguel Fenelon Câmara (in memorian), que buscou esse apoio porque o Estado vivia uma situação de forte seca e gerava uma migração desenfreada. Foi a partir deste cenário que começaram as missões nas comunidades pelas periferias da cidade e posteriormente a formação de comissão com pessoas leigas que futuramente desempenhariam papel de colaboradores na missão”, relembra Socorro.
A programação do dia 9 vai começar com o um café partilhado. São esperados missionários de outras regiões do Estado. A programação será de 9h às 15h e vai contemplar uma missa em ação de graças, além de exposição com tenda que vai retratar através de fotos e painéis os trabalhos realizados ao longo desses 25 anos. “Os presentes ainda poderão crescer em conhecimento sobre ações e acontecimentos históricos relacionados a migração no Brasil. Iremos promover uma roda de conversa com professores da Universidade Federal do Piauí. A abordagem dessa discussão será: ‘Os rostos da migração ontem e hoje’. Depois alguns colaboradores da Pastoral serão homenageados e num momento final está previsto um almoço seguido de apresentações artísticas e culturais”, acrescenta Socorro.
A comunidade São Sebastião está situada no Bairro Pio XII. A Igreja fica localizada na Rua 7 de setembro, número 3105.
O telefone para mais informações sobre a programação comemorativa e a Pastoral do Migrante é o (86) 2106-2171.