Toda a comunidade católica é convidada a participar de mais uma edição da Missa do Natal do Senhor, marcada para o dia 15 de dezembro no Parque Lagoas do Norte. O momento de oração vai reunir diferentes movimentos da Igreja e está sendo organizado conjuntamente pelo Terço dos Homens, Apostolado Mãe Rainha Shoenstatt, Legião de Maria e Setor Família, com o objetivo de unir e santificar as famílias da Igreja particular de Teresina.
De acordo com Claudionor Rodrigues, coordenador arquidiocesano do Terço dos Homens, a expectativa é que com a integração dos movimentos e grupos da Igreja, a missa possa atrair ainda mais fiéis e servir de cenário para que mais uma vez se coloque a oração em prática no seio da comunidade.
“É algo que chama a atenção: ver esta multidão de homens adultos, jovens, idosos e até crianças, unidos na celebração, cantando e rezando com devoção. É emocionante ver meninos com as mãos dadas aos seus pais, alguns nos ombros, outros nos braços, todos com o Terço nas mãos. Outro ponto que destaco e que me motiva a aumentar minha expectativa, é a forma de praticar esta oração, de maneira comunitária, o que os ajuda na contemplação dos passos da vida de Cristo e de Maria. Enfim, nosso desejo é que mais uma vez as famílias se unam em oração”, diz otimista.
O Terço dos Homens está presente em diferentes paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese. O Arcebispo de Teresina define como ‘uma surpresa de Deus’. “É o testemunho daquilo que leigos e leigas podem realizar de uma maneira surpreendente. O nosso Papa Francisco gosta de dizer que Deus nos surpreende e eu acho que o Terço dos Homens na Igreja Católica é uma das surpresas de Deus. Um grupo que é cenário de oração e que proporciona aos seus membros a meditação dos mistérios da fé. É um grupo em ação que pela oração, pelo espírito de fé restaura vidas”, descreve Dom Jacinto.
Para Eduardo Medeiros que ao lado da esposa, Edileusa Maria, coordenam a Pastoral Familiar Arquidiocesana, a Missa do Natal do Senhor é uma oportunidade de vivenciar a verdadeira catequese cristológica. “Desta forma, se concretizam as inspirações de São João Paulo II, na Exortação Apostólica “Rosarium Virginis Mariae”, que nos instrui a rezar o Terço como verdadeira oração contemplativa do rosto de Cristo, aos olhos de Maria. E por isso eu convido todas as famílias a se fazerem presentes neste encontro de fé”, reforça Eduardo.
A programação inicia às 17h com a acolhida. Às 18h começa a reza do terço seguido da Santa Missa que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina e concelebrada por Dom Marcos Tavoni, bispo da Diocese de Bom Jesus. Ao final da Missa, às 19h30 acontece a coroação de Nossa Senhora.
Sobre esse último momento, o chamamento se volta para os missionários do Apostolado Mãe Rainha Schoenstatt. A coroação, tradicional momento da nossa Arquidiocese, encerra o calendário do movimento que surgiu na Alemanha e tem por objetivo evangelizar as famílias com a Mãe Peregrina. Eles são testemunho de fé, pela participação na comunidade, na liturgia dominical e nas celebrações.
De acordo com Maria de Lourdes Alcântara que coordena e integra o movimento há quase 10 anos, o convite é para “você que é missionário da mãe Rainha sinta-se convidado e, junto à sua família e aos membros do movimento que integram, venham conduzindo a imagem para esse feliz momento da coroação”, convida ela.
O movimento da Mãe Rainha tem a marca de ser presença através das visitas às famílias, numa atitude de respeito, acolhida, escuta, ajudando-as a superar as dificuldades. Além dessa missão é presença nos momentos de dor e alegria e cada família é responsável pela imagem que peregrina nas residências mantendo a corrente de oração diária.
Por Vera Alice Brandão