Estamos nos aproximando da solene festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria, celebrada universalmente no dia 8 de dezembro. A data é vivenciada principalmente pela comunidade cristã católica e faz menção a um dos dogmas mais importantes do cristianismo: a concepção da Virgem Maria sem mácula, sem a mancha do pecado original, como forma de prepará-la para a vinda do Filho de Deus.
Na Arquidiocese de Teresina existem cinco paróquias e uma diaconia territorial dedicadas à Virgem Imaculada. Em todo o Brasil são mais de quinhentas. Vale reforçar que de acordo com a história, a primeira imagem chegou ao Brasil em uma das caravelas trazidas por Pedro Álvares Cabral em 1500. Mas, foi Thomé de Sousa que deu início de fato ao culto à virgem na Bahia, quando trouxe uma escultura da santa. Ela foi a protetora do Brasil no período colonial e foi proclamada padroeira do Império Brasileiro por Dom Pedro I.
Já no despontar do século XX, o título cedeu lugar à Nossa Senhora de Aparecida, com uma imagem da Imaculada encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul. Para o padre Fabrício Damasceno, vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no bairro Morada Nova, a devoção começou a ecoar por um pedido da própria Igreja.
“Esse momento da declaração do dogma vinha justamente fazer eco ao pedido que a Igreja já conduzia, ainda antes da dimensão mariana. Neste sentido, dá para se perceber a resposta positiva da Igreja aos anseios dos cristãos. Justamente por poder fazer a veneração deste que é o dogma da Imaculada Conceição. Esse mesmo dogma já vinha sendo defendido por muitos teólogos e isso foi ganhando forma e corpo ao longo dos séculos até chegar à declaração”, diz o sacerdote.
Apenas em 28 de fevereiro de 1476 a data foi decretada pelo Papa Sisto IV como uma festa universal. A festa da Imaculada Conceição ganhou caráter obrigatório no século XVIII, através da decisão do Papa Clemente XI. Porém, só recebeu o título de um dogma católico em 8 de dezembro 1854, pelo Papa Pio IX, sendo este o motivo da escolha do dia 8 de dezembro para celebrar a festa litúrgica.
“A Imaculada Conceição foi preservada em vista dos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo, como afirma a Bula Ineffabilis Deus proclamada pelo Papa Pio IX em 1854. Toda a preservação do pecado original tinha em vista os méritos de Jesus para que este, o puro por excelência, pudesse vir de um seio igualmente tão puro, para que não pudesse ter contato com qualquer inclinação própria daquilo que chamamos pecado original, algo inerente a cada pessoa humana que vem a este mundo e nos torna pecadores”, justifica o sacerdote.
O padre Fabrício acrescenta uma outra passagem da Sagrada Escritura que exemplifica de forma clara o termo ‘cheia de graça’. “No capítulo 1 de Lucas, versículo 35 , o evangelista diz que o Espírito Santo virá sobre ti e a sombra do altíssimo te envolverá com a tua sombra”, ressalta.
Acompanhe a programação
Para que fiéis e devotos se sintam motivados a participar da programação festiva, padre Fabrício faz um convite especial a toda comunidade católica. No dia 8 de dezembro, a comunidade Imaculada Conceição do bairro Morada Nova vai realizar duas missas solenes.
A primeira será às 8h da manhã e vai ser presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito na Igreja Matriz da Imaculada Conceição. A outra é após a procissão que começa às 17h, encerramento dos Festejos da Imaculada”, detalha.
Durante as semanas que antecedem a festa da Imaculada, a comunidade da paróquia segue em preparação com o pré-festejo, realizando missas em ruas do bairro com a finalidade de evangelizar e propagar a devoção à Maria. “Embora estas missas sejam em casas e blocos de apartamentos do bairro, vamos ter a possibilidade de levar a Palavra de Deus para mais pessoas. Todos são bem-vindos!”, convida o padre.
A peregrinação segue até o final de novembro, quando começa de fato os festejos. Fica, portanto o convite a todos aqueles que, estando em Teresina ou nos arredores e sendo devotos da Imaculada Conceição, participem. Durante todos os dias de festejos, com exceção do último dia (08), acontece a programação social.
Oração a Imaculada Conceição de Maria
“Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós. Amém”.
Por Vera Alice Brandão