Na última quinta-feira (08), o Setor de Promoção Humana da Pastoral do Povo de Rua promoveu um agradável momento de lazer para os moradores de rua. Um grupo de 14 pessoas foi beneficiado com um passeio de catamarã pelo rio Poty. A saída aconteceu na altura do Parque Potycabana e o destino final foi o Parque Zoobotânico onde moradores de rua foram recepcionados com lanche seguido de almoço.
O Diácono Manuel de Alencar Bezerra, integrante do Setor de Promoção Humana da Pastoral, revela que o ineditismo da ação deixou os moradores de rua em estado de graça. “Foi bonito perceber o quanto eles gostaram. Não foi possível conter a emoção. Muitos deles se emocionaram e testemunharam que nunca tinham tido a oportunidade de participar de um momento como aquele”, disse satisfeito o diácono com o resultado da ação.
Esse tipo de atividade junto aos diferentes segmentos da sociedade e que são assistidos através das pastorais sociais, reforça que a busca da Igreja é de sempre intensificar a presença pública com vistas à transformação da sociedade. São momentos que testemunham o serviço da caridade, inspirados pelo sentimento verdadeiro do Cristianismo.
“Para a Igreja, o serviço da caridade é expressão irrenunciável à sua própria essência. A Pastoral do Povo de Rua é uma expressão desta caridade e da solicitude da Igreja com as situações nas quais a vida está ameaçada. Os diferentes serviços que ofertamos colocam-se na dinâmica do seguimento de Jesus Cristo para que nele os marginalizados e excluídos tenham vida com dignidade”, explica o Diácono Manuel.
O trajeto pelas águas do rio Poty durou cerca de 40 minutos. Ao chegarem ao Zoobotânico, os moradores de rua tiveram a oportunidade de visitar os espaços do parque e os recintos dos animais. A programação foi encerrada com uma feijoada preparada pelos integrantes do Setor de Promoção Humana da Pastoral do Povo de Rua.
“Esse momento foi gratificante também para nós que conduzimos o passeio. O sentimento é de reconhecimento e respeito para com a dignidade da pessoa humana. Nós trabalhamos para que os direitos constitucionais dessa parcela da sociedade sejam garantidos. Acreditamos que com esse tipo de ação, conseguimos promover a verdadeira transformação social. E isso só se concretiza através de projetos de inclusão. Agradecemos ainda o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para a realização do passeio”, destaca o diácono.
Outras informações:
Toda semana, às quartas e quintas-feiras, o Setor de Promoção Humana da Pastoral do Povo de Rua promove momentos de evangelização no Albergue que fica localizado na Rua Mato Grosso, centro de Teresina. Na quinta-feira há a exibição de filmes com abordagens temáticas.
Telefone para mais informações sobre a Pastoral do Povo de Rua: (86) 98814-9842
Por Vera Alice Brandão