No dia 16 de dezembro , terceiro domingo do Advento, será realizada nas missas e celebrações em todas as paróquias, capelas e templos católicos do país, a coleta da Campanha para a Evangelização — “EvangeliJá”.
A iniciativa foi instituída em 1997 pelos bispos na Assembleia Geral da CNBB e realizada pela primeira vez em 1998. A campanha tem o objetivo, segundo a CNBB, de favorecer a vivência do Advento e mobilizar a todos para uma Coleta Nacional.
Nesse ano, a data de abertura da EvangeliJá será na Festa do Cristo Rei , dia dedicado aos cristãos leigos e leigas, 25 de novembro, marcando o encerramento do Ano litúrgico. Mas, por quais motivos a campanha acontece no período do Advento? Quem explica é o padre Júlio Ferreira que está à frente do Conselho Missionário Arquidiocesano – COMIDI. Segundo ele, “neste período, a Igreja se prepara para a Celebração do Mistério da Encarnação. E é sabido que o dinamismo evangelizador nasce da experiência que a comunidade de fé faz ao contemplar, no Menino Jesus, o Deus conosco”, justifica.
Despertar os discípulos missionários para o compromisso evangelizador e para a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais no Brasil está entre os principais enfoques da Campanha deste ano, que acontece em sintonia com a Exortação Apostólica do papa Francisco: Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual, com o tema “Evangelizar partindo de Cristo”.
O sacerdote destaca que a colaboração dos fiéis precisa repercutir em toda a Igreja, e é por isso que o resultado do gesto concreto de cada um será partilhado, solidariamente. “Entre as Comissões Episcopais de Pastoral, organismos nacionais da CNBB, os seus 18 regionais e as arqui/dioceses, visando à execução das atividades evangelizadoras, programadas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. A destinação da coleta é repartida da seguinte maneira: 45% para as dioceses; 20% para os regionais da CNBB e 35% para a CNBB Nacional”, explica.
A campanha exprime a urgência da evangelização e trabalha na mobilização dos católicos, a fim de que assumam a responsabilidade na sustentação das atividades pastorais da Igreja, como enfatiza a CNBB. “Desejamos uma boa Campanha para Evangelização com as bênçãos de Deus e a proteção de Maria, mãe e seguidora de Jesus de Nazaré”, afirma a Comissão Episcopal da Campanha para Evangelização.
“No serviço da evangelização, na luta pela justiça social, nas experiências missionárias das Igrejas irmãs”, acrescenta padre Júlio.
Materiais
Os materiais da Campanha para a Evangelização estão disponíveis para download no site da Editora da CNBB. Foi preparado o texto motivacional, o cartaz e a oração da CE.
Oração da CE
Deus, nosso Pai, quereis a salvação de todos os povos da Terra.
Nós vos pedimos que susciteis em nós o compromisso com a Evangelização, para que todos conheçam a vida que de vós provém.
Nós vos pedimos que nossos projetos evangelizadores sirvam para nossa santificação e da sociedade inteira que, assim, será justa, fraterna e solidária.
Nós vos pedimos que, em nossas comunidades e em toda a Igreja no Brasil, cresça o sentimento de partilha e que, por meio da Coleta para a Evangelização e do testemunho de comunhão, todas as comunidades recebam a força do Evangelho.
Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Com informações do site da CNBB
Por Vera Alice Brandão