Os desafios das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base, frente à atual conjuntura social, motivam a realização da 9ª Assembleia Arquidiocesana de CEBs. O momento traz como temática de reflexão: “CEB’s: fé, política e profecia” e tem a intenção de animar as comunidades, assim como também de eleger a nova coordenação de articulação do movimento. A programação inicia no dia 02 de fevereiro de 2019 (sábado) a partir das 16h e prossegue no dia seguinte dia 03 (domingo) no Centro Pastoral São José Operário, na Vila Operária. No primeiro dia tem a exibição do filme Dom Oscar Romero.
O encontro é uma iniciativa das CEBs, juntamente com organizações e pastorais populares que pensam a Igreja Católica a partir do compromisso com os pobres. São esperados para o momento lideranças das comunidades eclesiais de base, leigos e leigas, padres e religiosas, e membros de grupos e organizações da Arquidiocese de Teresina. “Para pensar em superar a crise não servem as políticas de conciliação de classes. Interesses de trabalhadores e empresários são antagônicos. É preciso resgatar o protagonismo das lutas populares, em defesa de um projeto que parta dos pobres”, defende Ana Café, coordenadora de articulação das CEB’s.
A programação ofertará também momentos de espiritualidade com a intenção de proporcionar um ambiente de vivência e partilha, além de alguns indicativos como ação concreta na questão do saneamento e superação das violências. “É importante dizer ainda que a metodologia de trabalho é baseada no método ‘Ver, Julgar e Agir’. Tudo com a intenção de ampliar as reflexões dos desafios, a partir de temas como acesso e melhores condições de moradia; mobilidade urbana; formação e educação; acesso e participação na cultura e lazer; trabalho e emprego; juventude; ecologia; saúde e saneamento; violência e segurança; direito à comunicação; diálogo inter-religioso; movimentos e organizações sociais e populares; democratização e participação na política”, antecipa Ana Café.
A taxa de participação é de R$ 20,00 (vinte reais). Há um trabalho prévio da equipe de infra-estrutura para ofertar uma acolhida em lares de famílias. Para facilitar essa hospedagem a equipe solicita contato de forma prévia para que possam atender a demanda e a procura dos participantes.
A organização pede ainda que os participantes levem uma bíblia e objetos de uso pessoal para os dias de encontro. A confirmação da inscrição será feita mediante o preenchimento de uma ficha junto a equipe organizadora até o dia 05 de outubro. Mais informações através dos contatos: (86) 99406-3136 (Ana Café), (86) 98863-0501 (Socorro Oliveira) e (86) 99832-1831 sendo esses dois últimos também whatssap.
Por Vera Alice Brandão