Entre os dias 25 e 28 de outubro, Dom Jacinto Brito realizou a quarta e última Visita Pastoral Missionária do ano. Dessa vez, o Arcebispo de Teresina acompanhou as ações pastorais da Diaconia da Saúde e visitou enfermos em vários hospitais da cidade. Na oportunidade ele aproveitou para transmitir uma mensagem de fé e esperança.
“Essa certamente é uma visita diferenciada das demais, pois não é uma visita territorial paroquial como fiz em Palmeirais, é uma visita mais direcionada a uma categoria de pessoas. É gratificante se aproximar das pessoas que se revestem de esperança e há no coração da gente aquela compaixão, pois sentimos a dor dessas pessoas”, destaca o Arcebispo.
O coordenador da Diaconia da Saúde, diácono Wilson Costa, acompanhou a missão pastoral de Dom Jacinto nos hospitais de Teresina e ressalta o valor que essa ação tem tanto para os enfermos como para os profissionais de saúde. “É uma alegria muito grande pra gente que acompanha essa missão ao lado de Dom Jacinto nos hospitais. Podemos ouvir dos profissionais da saúde e dos pacientes a importância da assistência espiritual, como essas pessoas se renovam e se fortificam com a visita de agentes da pastoral e como isso é bom pra eles, que recebem bem melhor as medicações,” enfatiza o diácono.
A Diaconia da Saúde atua em 13 hospitais de Teresina, desses 5 foram escolhidos para receber a Visita Pastoral Missionária: Getúlio Vargas, Natan Portela, Aurelino de Abreu, Hospital Universitário e Hospital do Buenos Aires.
Para a diretora do Hospital do Buenos Aires, Rosélia Sena, a visita de Dom Jacinto traz aos profissionais de saúde mais reflexão sobre a forma de como lidar com os pacientes. “A visita de Dom Jacinto nos ajuda muito, pois a gente sente a presença de Deus mais próximo da gente e ajuda demais ao nosso trabalho, faz a gente ter mais força para continuar essa batalha”, pontua a diretora.
Na maternidade do hospital do Buenos Aires, Dom Jacinto dialogou com mães de filhos recém-nascidos. Geórgia Sampaio diz que é uma emoção dupla a chegada do filho e a vista do Arcebispo. “É uma emoção muito grande. Não tenho nem palavras para expressar! Ser mãe e receber a visita do bispo, me sinto uma mãe realizada”, enfatiza.
Para a coordenadora da maternidade no mesmo hospital, Helsimone Alves, a visita de Dom Jacinto fortalece a fé dos profissionais e pacientes do hospital. “A gente percebe enquanto leigo que a nossa Igreja local responde a essa mensagem do papa Francisco: que deve sair do templo e vê-la vindo até nós, visitando os nossos pacientes, rezando por eles é uma alegria muito grande que sinto como profissional. Só tenho a agradecer ”, relata.
Com a Visita Pastoral Missionária nos hospitais de Teresina, Dom Jacinto encerra a jornada missionária do ano de 2018 e faz um balanço positivo das ações realizadas. “Este ano nós tivemos um ano atípico na Arquidiocese, eu nunca tinha visto nesses quase sete anos um ano com tantas coisas diferenciadas: As mortes de dois arcebispos, Dom Miguel e Dom Celso, que me deixaram bastante chocado; uma ordenação episcopal; tivemos o ano do laicato com várias iniciativas como simpósios, estudos, assembleias; foi um ano também com vários jubileus, tanto de padres como de paróquias; realmente foi um ano carregado de momentos marcantes e especiais”, pontua o Arcebispo.
Por Rodrigo Carvalho