Entre os dias 18 e 21 de outubro a paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no município de Palmeirais, a 130 km de Teresina, recebeu a terceira Visita Pastoral Missionaria deste ano. Durante os quatro dias de missão, o Arcebispo Dom Jacinto Brito desenvolveu diversas atividades junto à comunidade local como visitas às famílias e às casas religiosas; encontros com grupo de jovens, pastorais e comunidades paroquiais; atendimento de confissões; aconselhamentos; visitas aos doentes e idosos; visita aos hospitais, e Celebrações Eucarísticas.
Dom Jacinto destacou a alegria em ver de perto o trabalho desempenhado pela paróquia que, segundo ele, está sendo realizado com êxito. “Eu estou muito feliz em ver que o padre, Frei Clemilson, que foi ordenado por mim, está correspondendo às expectativas, apesar do pouco tempo de ordenado (apenas três anos) mas já está agindo como um padre experiente, conquistando a simpatia da comunidade de Palmeirais. É notável que a comunidade está interessada e animada e que o trabalho pastoral tem sido muito bem feito”, enfatiza Dom Jacinto.
Frei Clemilson ressalta que a vista de Dom Jacinto aviva ainda mais a fé da comunidade católica da região de Palmeirais. “É importante receber Dom Jacinto, o nosso pastor arquidiocesano na cidade de Palmeirais, para assim ele conhecer a nossa realidade, nossos grupos pastorais e movimentos, acolher a mensagem que ele nos traz, uma mensagem de muita fé que fortalece o vínculo de pertença à Igreja dos fiéis da cidade”, enfatiza.
Em todos os locais por onde o pastor passou, a emoção e o sentimento de carinho da comunidade era visível. Em uma escola municipal ele foi recebido com festa pelos estudantes. “É emocionante pra nós ter o nosso bispo realizando uma visita pastoral em nossa cidade! É muito bom conhecê-lo pessoalmente e a gente fica até sem palavras, é uma benção que Deus nos deu”, destaca o estudante Osmar Pereira.
Acolhido pela comunidade e feliz ao ver de perto a fé e a devoção da comunidade de Palmeirais, Dom Jacinto exalta o seu papel como bispo na missão de despertar nas comunidades o fortalecimento da fé católica. “É uma característica muito grande do nosso povo esse acolhimento cordial que fazem a todas essas pessoas, mas, no caso do bispo, a gente sente que tem um elemento religioso muito forte, a gente sabe que o bispo tem um papel especial na Igreja e por isso acolhe com reverência, com carinho, e isso me deixa muito feliz ”, destaca.
Nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, a partir do meio dia, com uma missa na Capela Nossa Senhora das Graças do Hospital Getúlio Vargas (centro de Teresina), Dom Jacinto inicia a última visita pastoral do ano. Dessa vez ele acompanha as ações pastorais da Diaconia da Saúde em vários hospitais da cidade.
Por Rodrigo Carvalho
Fotos: Carlos Alberto, Pascom Santuário da Paz