De 16 a 18 de novembro o Conselho Nacional do Laicato do Brasil na Arquidiocese promove a 26ª Assembleia Geral Ordinária. Será no Centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, localizado no bairro Vila Operária, zona norte da cidade. Além dos representantes de movimentos, pastorais e serviços da Igreja, estão sendo convocados representantes de leigos e leigas inseridos nos mais variados seguimentos da sociedade como: política, setor empresarial, justiça, educação e saúde.
De acordo com Albertina Maria Pereira, presidente do CNLB, o momento tem como objetivo ser espaço de articulação, diálogo e formação do laicato, a fim de garantir uma intervenção mais qualificada, “visando a colaboração mútua em suas ações, com espírito de comunhão, solidariedade e partilha na construção do Reino”, destaca.
Para ela, o foco da assembleia é a instância de representatividade do laicato católico representado junto aos demais organismos da Igreja, a busca do diálogo e a comunhão. “Devemos suscitar e amadurecer a consciência crítica da identidade, vocação e missão, a fim de que seja presença atuante nos espaços sociais, políticos e culturais. Para isso um momento de encontro como a nossa Assembleia, espaço de promoção para iniciativas voltadas à capacitação do laicato. Tudo com a necessidade de cumprimento de sua missão no mundo, iluminado pela ética cristã, no respeito à diversidade de dons, carismas e ministérios, sempre à luz do Evangelho com ênfase na dignificação da pessoa”, reforça.
Além desses objetivos o encontro servirá ainda para a renovação dos delegados, análise de prestação de contas e movimento financeiro do organismo, além de deliberar decisões importantes para a caminhada do organismo.
O CNLB tem essa dimensão de ‘ser o mundo na Igreja e essa Igreja no mundo’, explica Albertina Pereira que acrescenta: “O mundo está em crise. Temos responsabilidades como cristãos leigos e leigas, filhos do mesmo Pai. A intenção é concretizar e aprofundar os laços de solidariedade buscando facilitar o intercâmbio de opiniões e experiências, a superação das divergências com vistas ao testemunho de amor, fraternidade e comunhão nos diferentes espaços”, destaca.
Para participar, o representante deve preencher ficha de inscrição que está sendo disponibilizada no Centro Pastoral Paulo VI. A organização informa que também foram enviadas fichas para as paróquias e essas podem confirmar a participação de até dois representantes. O investimento é de R$ 100,00 (cem reais) e as inscrições podem ser feitas de forma prévia, mas a organização confirma a possibilidade de fazer no primeiro dia de assembleia. O pagamento inclui hospedagem, refeição e material didático para os três dias de Assembleia.
De acordo com a organização, a acolhida dos participantes ocorre no dia 16, a partir das 16h. Às 18h será servido um jantar e a cerimônia de abertura está agendada para as 19h com a participação de grupos culturais que irão se apresentar no Centro. Para essa 26ª edição, a temática a ser trabalhada é: ‘Cristãos Leigos e Leigas na Igreja em saída em busca de transformação’. Na noite de sábado (17) haverá um momento cultural.
Para mais informações os interessados devem ligar nos telefones (86) 99902-5134, (86) 99406-3136.
Por Vera Brandão Moura