Teresina sedia hoje (23) o lançamento nacional do livro do Papa Francisco “Sabedoria das Idades – Papa Francisco e amigos”. O evento faz parte de uma ação mundial que tem como objetivo a apresentação da obra que também foi destacada durante a XV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos que acontece em Roma, no Vaticano. Em Teresina, o colégio São Francisco de Sales – Diocesano sedia o momento que será realizado em duas etapas. Na manhã de hoje, um encontro celebrativo e cultural reuniu grupos de idosos e à noite uma roda de conversa vai contar com a presença de Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias -RJ que assina o prefácio do livro.
De acordo com Lisiane Mossmann, coordenadora de Comunicação da Escola, dezenas de idosos atendidos pelo núcleo de promoção da Terceira Idade do Centro Social Padre Arrupe participaram de atividades culturais e recreativas no Ginásio da Escola. De acordo com abordagem feita pelo Papa no livro, essa parcela da população requer da sociedade uma atenção especial.
“Sem o testemunho de vida dos idosos, os planos para os jovens não tem raízes e nem sabedoria. Hoje, mais do que nunca, o futuro gera ansiedade, insegurança, desconfiança e medo. Só o testemunho dos mais velhos ajuda os jovens a olhar acima do horizonte para ver as estrelas. Aprender que valeu a pena lutar por alguma coisa ajuda os jovens a encarar o futuro com esperança”, destaca um trecho da obra.
O lançamento do livro é uma iniciativa da Companhia de Jesus no Brasil. Nesta noite acontece uma roda de conversa no auditório do Colégio Diocesano. Será um momento de reflexão com ampla discussão sobre respeito, valores e promoção de políticas públicas voltadas para a terceira idade.
“Estarão conosco além de Dom Mauro Morelli, o diretor-presidente da Rede Jesuíta de Educação, Ir. Raimundo Barros; a docente da Universidade Federal do Piauí e pesquisadora em Políticas Públicas, envelhecimento e família, professora Dra. Solange Maria Teixeira; a representante do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Maria do Socorro Rodrigues da Silva; e a integrante do Núcleo da Promoção da Terceira Idade, Hosana Marques de Araújo Ferreira”, confirma a coordenadora de comunicação.
O Livro lançado em Teresina abre o circuito de lançamentos por todo o Brasil. O Papa tem a intenção de, com a obra, “valorizar o diálogo entre as gerações. Algo que é crucial para o devido esclarecimento do papel dos avós e de outros idosos em nossa sociedade”, ratifica Lisiane.
A obra foi organizada pela Loyola Press e teve a participação de 10 editoras jesuítas no mundo e uma importante parceria com a Unbound – organização sem fins lucrativos que cuida de mais de 300 idosos e crianças em 18 países no mundo. O exemplar evidencia a história de vida de idosos de mais de 30 países. São 96 relatos de vida onde o Papa Francisco respondeu com sensibilidade e graça apontando às experiências e sabedorias que elas suscitam. Ainda há a participação das vozes dos jovens que relataram “o que aprendi com um idoso”.
A edição brasileira possui também um caderno especial que reúne todos os diálogos que foram realizados para a participação na publicação mundial. Portanto, há as experiências comentadas pelo Papa Francisco.
O livro estará disponível para venda em livrarias de Teresina e de todo o Brasil.
Por Vera Alice Brandão