No próximo dia 25 de outubro, a partir do meio dia, uma missa na Capela Nossa Senhora das Graças do Hospital Getúlio Vargas (centro de Teresina) vai marcar a abertura da quarta e última Visita Pastoral Missionária de 2018. A visita segue até o dia 27 e Dom Jacinto Brito vai poder acompanhar as ações pastorais da Diaconia da Saúde em vários hospitais da cidade.
A temática trabalhada pelos missionários na Visita Pastoral é: “Eis o teu Filho”(Jo 19,26) . De acordo com o coordenador da diaconia, diácono Wilson dos Santos, o momento promete ser de grande impulso e estímulo para aqueles que atuam na Diaconia. “As visitas aos enfermos ocorrem todos os dias. A Diaconia tem sede administrativa na capela de Nossa Senhora das Graças, no Hospital Getúlio Vargas, mas os trabalhos acontecem em todo o território da capital do Estado do Piauí e esse será um importante momento para não só reavaliarmos tudo que foi feito aqui, como também contribuir para a continuidade dos trabalhos com mais motivação e organização”, reforça.
A diaconia já atua há mais de cinco anos na Arquidiocese de Teresina e, ao longo desse tempo, tornou-se um importante e eficaz instrumento missionário, garante o coordenador. “Tudo é obra do Pai e a equipe que hoje realiza esse trabalho tem relatado importantes testemunhos de alegria por parte dos doentes que recebem as visitas. Eles demonstram motivação para continuar o tratamento. Sentem a fé fortalecida. As angústias cedem lugar para o alívio. É gratificante”, revela.
Além das visitas aos doentes, a Diaconia da Saúde também facilita o sacramento da unção aos enfermos. O diácono recebe solicitações de familiares e amigos dos doentes para esse serviço, que conta com o apoio de sacerdotes em regime de plantão, atendendo às solicitações da comunidade. Todas essas ações pastorais terão, durante os dias de Visita Pastoral Missionária, a presença do Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito.
“A Diaconia da Saúde conta hoje com a parceria de 13 hospitais (entre unidades públicas e privadas) que integram a rota de visitas da equipe de agentes missionários. Há ainda os momentos de benção da saúde e batismo de urgência, em casos onde há um agravamento no quadro do doente. Para esse momento, os hospitais visitados serão apenas cinco: Getúlio Vargas, Natan Portela, Buenos Aires, Areolino de Abreu e Hospital Universitário”, adianta o coordenador.
A dinâmica das ações realizadas nos três dias de Visita Pastoral Missionária atenderá ao seguinte cronograma: sempre terá um primeiro momento com a direção dos hospitais visitados, depois um encontro com funcionários , seguido de conhecimento das instalações da unidade hospitalar. Em uma etapa seguinte vem a visita aos enfermos.
“Pensamos desta forma para que os momentos sejam de orientação e, claro, de esperança. Vamos facilitar encontros mais conversados, assim o Arcebispo poderá dar mais atenção aos profissionais da saúde e aos enfermos”, diz finalizando o diácono Wilson dos Santos Costa.
Por Vera Alice Brandão