Para comemorar o dia do Piauí, celebrado em 19 de outubro, Dom Jacinto Brito, Arcebispo Metropolitano de Teresina e agora cidadão piauiense (título recebido em maio desse ano) gravou um vídeo com uma mensagem especial de felicitação para todos os piauienses.
Na mensagem, o arcebispo valoriza o local que o acolheu há seis anos, quando chegou para conduzir a Igreja particular de Teresina. Ele fala do orgulho que sente e invoca a todos os piauienses a alimentarem este mesmo sentimento.
“Quantas vezes tenho escutado nesses seis anos e meio: Piauí terra querida! Eu de fato faço coro, porque viver aqui é sinônimo de apaixonar-se por essa terra, pelo seu povo, sua gente e cultura”, afirmou.
Ainda na mensagem, Dom Jacinto evidenciou a esperança de um Estado ainda mais promissor. “Escolhemos pelo nosso voto, pessoas que deverão nos representar nas diferentes instâncias. Então o que queremos, de coração, é que sejamos representados em nossos anseios mais profundos. De ficarmos cada vez mais fiéis às nossas tradições. Que possamos crescer não só em números populacionais, mas na configuração de estado que dê mais oportunidade aos seus filhos e filhas. Num estado que possa ser vigoroso, que tenhamos a alegria de andar com mais segurança, afinal esse é um direito de cada cidadão”, pontuou.
Ao final da felicitação, o Arcebispo de Teresina invocou a padroeira do Piauí e pediu a ela bênçãos ao estado e ao seu povo.
“Por isso elevamos a Deus, unidos pela intercessão de Nossa Senhora da Vitória, a nossa prece num grande mutirão de oração e ação para que possamos construir um Piauí melhor. Essa ‘Terra querida’ há de ser também terra mãe de oportunidade. Um terreno fecundo onde os talentos, nos mais variados campos da cultura sejam cultivados e estimulados. Parabenizo então os dirigentes do nosso Estado, todas as lideranças de organizações, movimentos profissionais e sociais, a fim de que nós possamos, como sociedade civil, de mãos dadas com todos os outros cidadãos, construir um estado em que possamos dizer com mais orgulho ainda: Piauí terra querida!”, finalizou.
Acompanhe a mensagem na íntegra:
Por Vera Alice Brandão