Outubro é o mês da Campanha Missionária. Um tempo dedicado para realizar atividades missionárias no Brasil e no mundo. Neste ano em que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebram 40 anos de missão, a Igreja quer valorizar a importância do testemunho. Por isso realiza a campanha com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”. O objetivo é de sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro (dias 20 e 21).
“O Papa Francisco desde o início de seu Pontificado tem nos convidado a agir sem medo e sem rigidez, com a coragem que é imprescindível em qualquer missão”, destaca padre Júlio Ferreira que está à frente do Conselho Missionário Arquidiocesano – COMIDI. “Uma Igreja em saída, próxima das pessoas. Neste espírito, e em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2018, queremos viver juntos o grande projeto de Deus de construir obras de amor”, destaca o sacerdote.
Subsídios da Campanha
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de realizar a Campanha Missionária, na qual colaboram a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina). Todos os itens da Campanha são enviados no final do mês de junho a todas as dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades. É importante que cada agente, fiel envolvido na campanha, “verifique se o material está chegando para organizar a sua distribuição”, orienta o padre Júlio.
Campanha Missionária
Em comunhão com os materiais de divulgação da Campanha Missionária de 2017, neste ano de 2018 a organização do momento quer destacar a alegria do Evangelho de uma Igreja em constante movimento. “A arte mostra a Igreja, Povo de Deus, formada por diferentes sujeitos da missão (leigos e leigas, consagrados (as), diáconos, padres, bispos e o papa), representantes de todas as idades e etnias. Nesta ciranda aberta, onde todos são convidados, o Cristo se manifesta trazendo as cores sob o mundo cinza e sem vida. É a Igreja em saída”, explica o padre.
Pelo segundo ano, o cartaz e outros materiais da campanha trazem o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para o cartaz é possível assistir a um vídeo e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.
O livrinho da Novena Missionária contém o roteiro de 9 encontros, com cantos e orações. Inclui a mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões e vem acompanhada de um DVD. Destacam-se testemunhos de missionários que vivem e anunciam a alegria do Evangelho em diversos contextos. Em cada dia da Novena, o método da leitura orante da Palavra ilumina e orienta para a missão. “O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presentes os diversos aspectos da missão. A novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, grupos de rua, nas casas de família, nas comunidades ou escolas”, acrescenta o sacerdote.
Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões
Com o título “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”, a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2018 encontra-se nas páginas centrais do livrinho da Novena.
“Muitos jovens encontram, no voluntariado missionário, uma forma para servir aos pequenos (cf. Mt 25, 40), promovendo a dignidade humana e testemunhando a alegria de amar e ser cristão. Essas experiências eclesiais fazem com que a formação de cada um não seja apenas preparação para o seu bom êxito profissional, mas também para desenvolver e promover os seus dons dados por Deus, para melhor servir aos outros”, diz o papa.
Santinho dos Padroeiros da Missão
Este ano foram confeccionadas duas versões dos santinhos com os Padroeiros da Missão: São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus. O material traz a Oração da Campanha Missionária.
Envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões
O envelope deve ser utilizado exclusivamente para a Coleta do Dia Mundial das Missões, feita nas celebrações do penúltimo final de semana de outubro (este ano, dias 20 e 21). As ofertas devem ser integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.
Orações dos fiéis
As orações dos fiéis para os cinco domingos de outubro incluem um comentário inicial e a oração da Campanha. As orações encontram-se disponíveis em PDF e podem ser projetadas através de aparelho multimídia para que a comunidade, reunida em celebração, acompanhe e reze em sintonia com a Campanha Missionária. Além disso, serão incluídos em alguns folhetos litúrgicos.
Mês Missionário
O Mês Missionário tem sua origem no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro, este ano, dia 21). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandado de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações. Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo.
Confira a Oração do Mês Missionário 2018
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.
Amém.
Com informações do site da CNBB
Por Vera Alice Brandão