São 30 anos de história, amor, luta e entrega a Deus e aos irmãos. É com esta certeza que a comunidade da Vila da Paz celebra o triênio da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz (Forania Sul I). Para marcar este momento, a comunidade escolheu como tema: ‘Servir ao Reino, com Nossa Senhora da Paz é superar a violência’.
A história da paróquia teve início, oficialmente, no dia 8 de setembro de 1988, quando o então Arcebispo Dom Miguel Fenelon Câmara (in memoriam), após ouvir padres e religiosas que já desenvolviam atividades pastorais na região, sentiu no coração o desejo de construir uma igreja no local. Com isso, a paróquia foi fundada sob a condução de seu primeiro pároco, Padre Pedro Balzi (in memoriam).
E tudo foi mais rápido do que qualquer pessoa poderia imaginar, pois antes da paróquia ser criada já havia uma comunidade forte, com leigos atuantes (uma área pertencente as Paróquias Cristo Rei e Nossa Senhora das Graças). “A paróquia completa 30 anos e eu estou aqui há quase 5 anos. Sou grato ao Pai. Esse sem dúvidas é um tempo de graças. Celebro esse momento com muita alegria e responsabilidade, pois continuar o trabalho que padre Pedro começou exige dedicação, carinho para com o povo, ponto forte da pessoa dele e às vezes não me sinto capaz de responder aos desafios e o legado deixado por ele”, diz o pároco padre Antônio Barbosa Ferreira.
Com a dedicação de homens e mulheres de fé, o trabalho pastoral foi ganhando força ao longo dos anos. Atualmente, a paróquia integra, além da matriz (Nossa Senhora da Paz formada pelos bairros Vila da Paz, Três Andares, Conjunto Júlia Maione), as comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Bairros Redenção e Jerusalém), Comunidade São José (Bairro Costa Rica), Comunidade Santa Luzia (Bairro Trapiche).
Apesar das dificuldades enfrentadas, a comunidade viu florescer vocações: quatro paroquianos foram ordenados padres, dois tornaram-se religiosos , um diácono provisório e dois diáconos permanente. “Desejo que continuemos na mesma alegria desse ano celebrativo. A comunidade foi, ao longo dos anos, mostrando o rosto do Cristo jovem. Que a gente continue construindo com amor, verdade, fidelidade, levando esse Cristo jovem para as pessoas que não conhecem a nossa Igreja”, afirma o sacerdote.
Confira a programação Festiva de 30 anos:
Entre os dias 2 e 27 de setembro a programação vai contemplar momentos festivos e de oração. A organização planeja uma pedalada que deve abrir as comemorações.
2 de setembro – às 7h haverá Missa na matriz, seguida de bênção especial para os ciclistas que participarão da ‘Pedalada da Paz’ pelas principais ruas do bairro, com o objetivo também de divulgar a festa de trinta anos da Paróquia. O percurso finaliza no Santuário.
16 de setembro – Após a missa das 7h será promovido um Torneio de Futsal nas quadras da Fundação Nossa Senhora da Paz. A competição será entre os casais da Forania Sul I.
23 de setembro – Data de ordenação diaconal do seminarista Igor Torres, filho da paróquia. A missa será às 17h no Santuário Nossa Senhora da Paz.
27 de setembro
18h – Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Paz (padroeira da comunidade). A saída da Igreja e tem como destino final o mesmo ponto de partida. Em seguida será celebrada Missa Solene no Santuário.
Observação: No período de 18 a 27 acontece os festejos da padroeira. Estão previstas missas e uma parte social com leilão e música ao vivo. As camisas dos festejos estão à venda no valor de R$ 20,00 (vinte reais) e podem ser adquiridas na secretaria paroquial.
Endereço da Paróquia – Rua Tenente Brito Freire, número 3780 – Vila da Paz.
Telefone para informações (86) 3218-5474.
Por Vera Alice Brandão