No período de 23 a 26 de agosto, o Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, participará de uma série de atividades programadas pela paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro Buenos Aires (Forania Norte II). A Visita Pastoral Missionária será a segunda realizada por ele esse ano e vai proporcionar ao pastor, conhecer, de forma mais ampla, a paróquia que abrange quatro comunidades. A primeira foi em maio desse ano, na Paróquia São Vicente de Paulo (localizada na cidade de Novo Oriente, há 235 km da capital).
A iniciativa oferta ao Arcebispo a possibilidade de orientar melhor as ações no âmbito administrativo e pastoral, de acordo com as necessidades daquela região, a partir da experiência e do conhecimento alcançados com o encontro. Os frutos para a paróquia são muitos, como uma comunidade renovada e mais atuante, é o que destaca Ciro Braga integrante do Conselho de Pastoral e membro da equipe organizadora do momento.
“A programação foi elaborada com o objetivo de proporcionar uma fiel vivência quanto a realidade da Paróquia e, claro, de cenários que possam servir para o anúncio da Palavra de Deus. Serão dias intensos para celebrar a fé e vivenciar essa comunhão entre pastor e ovelhas; além de esclarecer dúvidas, orientar os agentes de movimentos e pastorais, bem como avaliar e instruir o trabalho pastoral de evangelização”, define.
Estão previstas visitas às casas de fiéis, reuniões e formação com as pastorais e conselho econômico. Para o professor Pedro Afonso que coordena a Pastoral da Criança, é grande a expectativa.
“Esse é um momento de organização. São muitos os fiéis envolvidos na programação desses quatro dias. Em relação à Pastoral da Criança, o nosso Arcebispo vai poder acompanhar todas as ações de acompanhamento nutricional que realizamos. Serão dias para reforçarmos a missão de amar e servir”, antecipa o coordenador.
Ainda de acordo com Ciro Braga, a intenção é proporcionar momentos de oração, para que essa Visita Pastoral Missionária possa gerar mudanças de atitude, firmando com coragem e compromisso, o papel da “Igreja em Saída”.
“Nosso Senhor vai nos acompanhar nesse trabalho missionário. Com certeza teremos como resultados o fortalecimento da comunhão eclesial: A presença do Pastor dará sim, maior visibilidade à comunidade e posso dizer que iremos estreitar os laços de união e participação na vida paroquial e diocesana”, almeja.
O professor Pedro Afonso acrescenta ainda o engajamento dos fiéis. “Essa participação das comunidades começa desde a preparação que envolve todos os conselhos comunitários de pastoral, as escolas, e isso tudo acaba sendo muito significativo afinal, soma-se a isso momentos de celebração e catequese que são de fato o ponto culminante da vida litúrgica da paróquia e é a realização desta comunhão que identifica a Igreja, povo de Deus, com o corpo místico de Cristo Jesus”, diz finalizando.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
As Visitas estão previstas no Código de Direito Canônico (Canôn 966) e também atendem às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que recomenda, como pede o Papa Francisco, que a Igreja esteja em estado permanente de missão.
ENDEREÇO DA PARÓQUIA
Avenida Duque de Caxias, 5311 – Bairro Buenos Aires
Segue a programação completa:
Por Vera Alice Brandão