O Santuário de Santa Cruz dos Milagres (localizado a 180km de Teresina e situado na cidade de mesmo nome) recebeu no último final de semana (dias 17 e 18 de agosto) a visita de mais de 4 mil pessoas na quarta edição da Romaria das Famílias. Ponto alto do calendário anual da Pastoral Familiar, o encontro une as famílias no encerramento da programação da Semana Nacional da Família na Arquidiocese. Dia 29 de maio teve início a peregrinação com os ícones da imagem da Sagrada família, numa preparação para a Semana que simultaneamente acontece em todas as Foranias.
Para o casal coordenador da Pastoral Familiar, Eduardo Medeiros e Edileuza Maria, o encontro proporcionou a união das famílias através do amor de Deus, que rezaram juntas pela vida familiar, onde se afirmam como Igreja doméstica. “É um momento de testemunho da santidade quotidiana, onde se coloca como prioridade a relação de ajuda a outras famílias. Seja pela colaboração em grupos, associações, movimentos, eclesiais ou sociais, mas que prima ter como espelho a Sagrada Família”, define Edileuza.
“Hoje é dia de agradecer a Deus pelo chamado. Essa Romaria é de Deus! Temos mesmo é que agradecer a Ele e à Sagrada Família por ter trazido tantas pessoas para a casa do maravilhoso Pai.”, diz satisfeita Edileuza que continua: “Eu me sinto abençoada por Deus. Isso é obra do Espírito Santo. Encontrar tantos casais bons para seguir realizando o trabalho de evangelização. Porque quando saímos de casa para evangelizar as outras famílias, quem fica na nossa casa e cuida dela é o próprio Deus”, afirma.
Para Eduardo, é um momento de graça. “ Os resultados são muito positivos, pois temos aqui a representação de todas as foranias da Arquidiocese. A Palavra de Deus diz que devemos encontrar o tesouro e largar tudo por esse tesouro. Esse tesouro é Deus. E aqui nessa Romaria podemos perceber importantes frutos como agentes das pastorais mais dedicados, mais entusiasmados e famílias e matrimônios restaurados”, define satisfeito.
Elizângela Daniel e José Wellington integram a Pastoral Familiar da cidade de União, onde a peregrinação teve início no dia 22 de julho. De acordo com o casal, agentes da pastoral percorreram mais de 20 bairros na cidade, entre comunidades e regiões mais afastadas, especialmente as famílias com pessoas acamadas onde essas puderam testemunhar sua fé e fazer os pedidos.
“Foi gratificante sentir a satisfação da comunidade e isso nos motivou a realizar essa peregrinação por 26 dias. Sabemos das necessidades das famílias, chega até nós o sentimento de socorro. É nossa missão continuar essas ações de visitas aos lares. Aqui no Santuário, trouxemos os pedidos confiados a nós e isso nos fortalece. Estamos hoje aqui neste Santuário entregando essas invocações à Santa Cruz. Um clamor por proteção”, diz Elizângela.
A Romaria teve início no dia 17 (sexta-feira) com uma procissão às 20h30. O ponto de partida foi a Igreja Matriz. Depois, às 21h, os fiéis foram agraciados com o show de louvor do cantor Ulisses Lima. Após a programação musical teve ainda uma palestra com o casal Flávio e Ocilma (missionários da Comunidade Padre Pio) sobre a primeira catequese que o Papa Francisco utilizou para a preparação do Encontro Mundial das Famílias, com tema ‘Famílias de hoje’.
Após a palestra, a organização promoveu o Lucernário às 00h30 regado a momentos de oração e adoração. A programação seguiu a madrugada com a condução do padre Antônio Cruz , (pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – bairro Vermelha). Essa etapa durou até às cinco horas da manhã do dia 18 (sábado), quando teve início a Santa Missa.
Luzinete Maria participa pelo segundo ano consecutivo. Ela testemunha que são muitas as bênçãos alcançadas e invoca todas as famílias para participarem desse momento que gera frutos importantes como a reflexão. “Estou aqui para colocar nossas famílias nas mãos de Deus. E o sentido é vir a família, por isso trouxe todos”, disse.
Antônio Marcos é esposo de Luzinete e enfoca a conquista da unidade. “A família é nossa vida. Estamos aqui para agradecer as bênçãos e as graças do Pai”, afirmou. Maria Vitória que é filha do casal demonstra alegria por participar da Romaria. “Fortalece minha família. Sinto-me mais feliz. As orações aliviam e vivenciar esse momento ao lado de meus pais é tudo pra mim. Afinal, me aproximo de Deus através da minha família”, diz a jovem.
Outra família que também marcou presença no encontro religioso foi o casal Gerlany Paixão e Carlos Alberto. Na companhia da filha, eles que integram a Forania Leste da Arquidiocese (Área Pastoral São Francisco e Santa Clara) e evidenciam que rezar e louvar a Deus é necessário.
“Nosso pedido é para que o Pai interceda pela paz no mundo inteiro e abençoe as famílias”, diz Gerlany que tem a confirmação do esposo. “Assim vamos amadurecendo e a fé vai crescendo. Queremos que nossa filha cresça na esperança de um mundo melhor. Que a humanidade fique mais liberta do pecado”, diz seu Carlos Alberto.
Romeiros de diferentes paróquias da Arquidiocese foram em caravana. Alexandra Lima da Diaconia Sagrado Coração de Jesus participou da Romaria na companhia da mãe e valoriza a experiência de fé.
“É uma benção estar nesse Santuário ao lado de minha mãe. Para mim é uma alegria ter trazido ela. Ver a felicidade dela, estar em união com minha comunidade. O pedido é de bênçãos para todas as famílias que participam desse momento de intensa fé”, disse feliz.
Com esse momento, a Pastoral Familiar Arquidiocesana confirma uma agenda de iniciativas e programações pastorais, “para as famílias”, com o objetivo de criar de um clima familiar, incentivando a vida em comunidade e fazendo com que as famílias cresçam na fé e frutifiquem o amor de Deus, fazendo com que elas mesmas se sintam protagonistas no seio da Igreja.
E é esse o sentimento de Francisco de Abreu que é paroquiano do Santuário São Francisco de Assis (Forania Sudeste). Ele define o momento como “sinal e prova do poder de Deus. Poder esse que envolve a nossa família. Sabemos que família que reza unida permanece unida. Então, a presença de Deus em nós, é a certeza da nossa fé”, diz finalizando.
Fotos: Mario Jorge e Liana Nunes
Por: Vera Alice Brandão