De 3 a 11 de agosto a comunidade Santa Clara, no Residencial Santa Sofia, zona Norte de Teresina, realizará os festejos em louvor à santa padroeira. Durante nove dias, a Coordenação do Conselho Pastoral Comunitário conjuntamente com as pastorais, setoriais e grupos apresentarão uma programação diversificada com missas, novenas, terços e parte social, sempre a partir das 19hs. A santa é considerada a padroeira da televisão e de todos os que atuam em meios de comunicação.
Na abertura do festejo acontecerá o Levante do Mastro, às 18hs, seguida de terço às 19hs e missa/novena às 19h30. A programação segue com a parte social que envolve a realização de shows artísticos, leilões, bazar com desfile, comercialização de comidas e bebidas típicas e entretenimento com brincadeiras para crianças, jovens e adultos.
No encerramento dos festejos, dia 11, acontecerá a Procissão de Santa Clara pelas ruas do Residencial Santa Sofia, às 18hs, seguida de Missa Solene. “Na parte social, nesse mesmo dia, haverá o bingo com cinco valiosos prêmios: um ventilador, uma panela elétrica, um carneiro e a quantia em dinheiro de 500 reais, além de dois outros grandes prêmios surpresas. E durante os demais dias serão realizados ainda leilões e sorteios de brindes”, explica Ribamar, membro da Pastoral da Comunicação da Comunidade Santa Clara.
Com apoio da Arquidiocese de Teresina e da Paróquia de Santa Joana D’arc, no Mocambinho, os festejos de Santa Clara funcionam como forma de auxílio e ajuda nas obras sociais da paróquia, “pois tudo que é arrecadado na parte social, além das doações são investidos nos gastos da obra da Igreja de Santa Clara, que desde a fundação já passou por reformas e hoje já conta com sistema de ar refrigerado instalado, graças a arrecadação durante os festejos anteriores”, pontua Ribamar.
Para o pároco Gerson Brito, a avaliação é de que os festejos das comunidades integradas à paróquia “ajudem a integrar o trabalho de evangelização como prática da Igreja e sejam um momento de lazer e entretenimento para os paroquianos”, diz.
O sacerdote pontua ainda que “as comunidades precisam de investimentos na construção da fé e da religiosidade, e tudo que a Igreja junto com as comunidades faz é em busca desse fortalecimento. Por isso, o convite para a participação nos festejos de Santa Clara se estende à toda Teresina para que conheçam o trabalho que está sendo feito e sejam multiplicadores da nossa religiosidade”, diz finalizando o padre.