O Lar de Sant’Ana realizou entre os dias 26 e 27 de julho o Tríduo em honra a padroeira que dar nome ao seu lar. Com o tema “Sant’Ana no meio dos idoso, avó de Jesus Cristo” o público que se fez presente contou com uma programação que incluiu a Santa Missa, oração do santo terço e o corte simbólico de um bolo para festejar com os idosos assistidos pelo lar.
Foi no pontificado do Papa Gregório XIII que se fixou a festa em honra a Santa Ana, consagrada padroeira dos avós em 26 de julho de 1584. O Lar de Sant’Ana , inaugurado no dia 24 de agosto de 2015, é administrado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA) em parceria com a Prefeitura de Teresina. Hoje o local atende 17 idosos com diferentes graus de necessidades e dependência que não dispõe de condições para permanecer na família.
Eventos como esse, da festa de Sant’Ana, alegram o ambiente e fogem da rotina diária da casa, assim como das pessoas que vivem no local, como ressaltou Irmã Cândida, Coordenadora geral: “festas como essa em homenagem à Santa Ana servem como descontração e animam a todos aqui na casa. Não só os idosos, como também as pessoas que trabalham no espaço. Momentos que servem para sair da rotina, por receber convidados, como o cantor ‘Ubira’ que proporcionam a alegria dos idosos da casa.”
Ainda segundo a coordenadora para o bom funcionamento e um melhor atendimento cerca de 30 profissionais atuam nas mais diversas áreas. São fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos(as) em enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional, médico, vigilantes, serviços gerais e cuidadores que dão auxílio aos idosos assistidos pelo lar.