A Casa da Pastoral do Povo de Rua, espaço mantido pela pastoral de mesmo nome promove uma série de atividades diárias que visam o bem estar e a melhoria de vida daqueles que nela encontram abrigo. O local de acolhimento, além de suprir as carências dos irmãos em estado de abandono oferta também momentos de fortalecimento espiritual através da oração e da prática de Terapias Comunitárias.
Com o auxílio voluntário de uma profissional terapeuta e possuindo um espaço acolhedor, solidário e igualitário de educação emocional a oferta se concretiza. Por meio de fala, escuta olhares, momentos lúdicos e descontraídos alimentam-se o corpo e o espírito. “Acolhem-se sofrimentos, perturbações e sentimentos daqueles irmãos mais carentes”, explica o padre João Paulo, coordenador da Pastoral do Povo de Rua.
“O objetivo é prevenir e curar enfermidades de várias naturezas, partilhar saberes e reconhecer redes de apoio na própria comunidade da casa. Com regras simples e fáceis de serem aplicadas, as rodas de TC (Terapia Comunitária) ofertamos atividades descontraídas e também de testemunhos. As pessoas falam um pouco sobre o que as perturbam; todos sentem-se acolhidos para falar sobre seus sentimentos e escutar com atenção aos outros sem julgamentos. A partir disso o grupo experimenta uma conexão de sentimentos que une e alivia. Os participantes de identificam com a fala do outro, então, compartilham suas estratégias de superação”, pontua o sacerdote.
Os participantes, em sua maioria, moradores de rua que buscam a casa, falam palavras ou frases que expressam o que cada um está levando da roda (conotação positiva), num momento em que a fala de um fortalece o outro.
Diante das crises inevitáveis da vida, a roda de partilha ameniza a sensação de abandono e insegurança, reforça a autoestima e a capacidade de superação, além de integrar e reforçar o sujeito como autônomo, resiliente, solidário e corresponsável na formação e transformação da realidade.
“A resiliência e a fé que brota dos momentos críticos, previne as manifestações de violência e transtornos físico-mentais decorrentes do sofrimento”, diz finalizando o padre.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
A Casa da Pastoral do Povo de Rua é mantida através de doações. Aquele que deseja colaborar com as atividades do espaço deve procurar no endereço: R. Anísio de Abreu, 702 – Centro (Sul), Teresina – PI, 64003-485.
Mais informações no telefone: (86) 99978-8088
Por Vera Alice Brandão