A Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Forania Centro) se prepara para sediar o Novenário e a Festa da Padroeira de Teresina. O momento de oração e festividade será realizado no período de 07 a 15 de agosto. No dia 16, aniversário da capital do Piauí, acontece a missa solene.
De acordo com Virgílio Bacelar que é membro da equipe de organização “já teve início (dia 20 de junho) uma peregrinação da imagem de Nossa Senhora por lares da comunidade. O momento é uma espécie de convite para que os fieis participem do novenário. A imagem da padroeira fica um dia em cada residência. São momentos de oração que aquecem e animam os irmãos para dias de fé que estão por vir”, diz.
Às 18h do dia 07 a imagem peregrina deixa a Casa Fraternidade Maria Mãe de Deus (Rua 13 de maio) e tem como destino a Igreja onde os festejos começam com a novena e Santa Missa. De 07 a 15 de agosto a programação terá início às 07h15 com Santa Missa, novena e o convite se estende aos comerciantes. “Pensamos nesse público porque hoje a região central da cidade já não é mais tão residencial e a nossa Igreja se organiza para ofertar momentos de proximidade com Deus”, acrescenta Virgílio.
Também neste mesmo período (de 07 a 15) estão previstos para 12h a Santa Missa com o Angelus Domini e todos os dias às 19h a Santa Missa do Novenário. Os momentos de oração serão seguidos de quermesse, leilão e apresentações culturais.
“Uma ou mais lojas e empresas que ficam responsáveis pela noite do festejo, os chamados noitantes, junto com pastorais e outros movimentos conduzem os momentos de oração. Nosso desejo é de envolvimento e engajamento para que esses irmãos possam vivenciar a fé com as bênçãos da nossa padroeira”, reforça o membro da equipe de organização.
Para este ano também foi levado em consideração a segurança. “Equipes da Polícia Militar e da Guarda Municipal irão colaborar com a manutenção da segurança na área”.
No dia 16, Aniversário de Teresina, às 8h, a Banda 16 de agosto recepciona os paroquianos. 9h tem a Santa Missa Solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito e comemoração civil do 166º aniversário da cidade.
Por Vera Alice Brandão