O Encontro Regional de Coordenadores da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) vai ser realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho na diocese de Campo Maior. O momento vai reunir líderes dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão e contará com a participação da coordenadora da Pastoral Nacional, Irmã Teresinha Tortelli.
A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas através da promoção humana e espiritual. Trata-se de um processo educativo de formação continuada que conta com o apoio das famílias, como garante Marconi Filho Dias, coordenador arquidiocesano da PPI.
“Um encontro como esse ajuda na conquista de redes de solidariedade humana, fortalecendo o tecido social e contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na família. Vamos juntos buscar a compreensão de todas as dimensões do envelhecimento (física, psicológica, social e espiritual). Através das discussões, a partir de diferentes temáticas, que englobam a participação das famílias, esperamos gerar uma cultura de cuidado do ser humano em sua plenitude para a construção de uma sociedade mais igualitária para todas as idades”, assegura.
Os trabalhos de evangelização são realizados por meio de ações como visitas domiciliares. Uma das práticas é a organização da comunidade e a capacitação de líderes comunitários que ali vivem, para que, cada líder capacitado, fortalecido em sua fé e no seu compromisso social, assuma voluntariamente o acompanhamento por meio da visita domiciliar. É o que explica a irmã Joana Maria que também integra a Pastoral em nível Arquidiocesano.
“Acompanhar pessoas idosas no domicilio, mensalmente, de preferência, as mais fragilizadas, levando afeto e a ternura de Deus é a nossa missão principal. A Pastoral da Pessoa Idosa tem por metodologia a prática de Jesus. Em Marcos (6,34-44), a Palavra trata da multiplicação de dois peixes e cinco pães, onde o Mestre dá autonomia às lideranças, recomendando que se dividissem em grupos e servisse a multidão. A P.P.I também identifica as lideranças no meio da comunidade e as envia em missão dois a dois depois de passarem por capacitação adequada”, acrescenta.
Ainda de acordo com a irmã Maria Joana é perceptível que em todo o mundo tem crescido o número de pessoas idosas. Isso mostra que hoje ocupam um lugar de destaque nas sociedades que estão voltando os seus olhos para eles.
“A Igreja não pode ficar alheia a esta realidade. Por isso precisamos fomentar a Pastoral da Pessoa Idosa. Esse encontro vai nos ajudar na unidade das ações e na motivação de líderes e coordenadores para juntos compartilhamos a assistência espiritual, material e afetiva que os idosos precisam. Muitas famílias deixam os seus idosos em situação difícil; às vezes doentes, sem recursos financeiros, sem às vezes até um lar, vivendo na solidão, abandonados. Não há dúvida de que esse idoso é o “pobre mais pobre”, aquele que o braço de Cristo, através da Igreja, deve alcançar com mais urgência”.
Para mais informações sobre o Encontro a organização disponibiliza os telefones: (86) 98816-6425 e (86) 98819- 5641.
Por Vera Alice Brandão