A Paróquia São Pedro, localizada na cidade de São Pedro do Piauí, integra a Arquidiocese de Teresina (Forania Rural I) e convida para a festa de seu padroeiro neste ano de 2018. A programação religiosa tem início dia 19 de junho e segue até o dia 29, e é voltada não só para a comunidade local, mas também para fiéis que residem em cidades vizinhas, para juntos vivenciarem os festejos do glorioso São Pedro, protetor da Igreja e mártir dos pobres.
De acordo com o padre Antônio José de Carvalho, a intenção é unir a comunidade cristã num ato de renovação da fé em Deus sob a intercessão de São Pedro. “A Paróquia se regozija ao vivenciar nas alegrias do Evangelho a satisfação em celebrar com todo o povo de Deus as festividades dedicadas ao seu padroeiro São Pedro”, diz alegre o pároco.
“Recordando as palavras do Papa Francisco, ele nos faz lembrar que como no episódio da pesca milagrosa narrada pelos Evangelhos, também os nossos pescadores passaram pela experiência do insucesso. Mas, também eles, perseverando em seu trabalho, receberam um dom muito maior do que poderiam esperar. Assim sendo, estejamos todos convidados a participar das festividades em honra do nosso Padroeiro. Que o Senhor mande bênçãos e graças para nossa terra e que o glorioso São Pedro nos proteja e nos guarde”, acrescenta padre Carvalho.
Quermesses, batizados e shows culturais farão parte da programação da festa que prevê ainda a realização de missa e novena todos os dias na igreja matriz a partir das 18h. No dia 21 de junho, é comemorado o aniversário da cidade e, portanto, nesta data, acontece em paralelo aos festejos uma grande festa na praça central do município. O dia 29 é dedicado a São Pedro e a comunidade é convidada para a procissão que vai reforçar a devoção ao santo que é considerado o primeiro papa católico e é lembrado como líder dos apóstolos e alicerce da Igreja.
“Rezemos então a São Pedro, para que sejamos perseverantes no amor, na esperança e na vida em comunidade. São Pedro nos ajuda a recuperar a coragem, porque sempre acreditou totalmente em Jesus Cristo. Ele é a pedra que Cristo escolheu para assentar a nossa Igreja. E se nós acreditamos nessa Igreja apostólica, com suas raízes nos apóstolos – como Pedro que acolhe totalmente o plano de salvação de Jesus Cristo, então fica o convite para juntos vivenciarmos esse momento”, diz finalizando padre Carvalho.
Por Vera Alice Brandão