A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Forania Sul II ) vai promover o II Arraiá Guadalupana nos dias 22 e 23 de junho. O momento marca o calendário festivo paroquial e é um convite a comunidade para vivenciar dias de religiosidade. O cenário do evento será a praça em frente a Igreja Matriz do Residencial Esplanada que ganha decoração de temáticas juninas.
De acordo com o pároco, padre Amarildo Pontes, esse é um tempo de festa, mas também de união já que as sete comunidades se envolvem na organização do Arraiá. “Principalmente na região nordeste, esse mês é um tempo de muita alegria, mas também de partilha. O povo nordestino é muito religioso e celebra as festividades da Igreja com muita fé e devoção. E o mais bonito de tudo isso é o sinal visível da unidade e da comunhão na caridade”, enaltece.
Desta forma, na intensidade e alegria das celebrações populares, o convite visa, de acordo com o sacerdote, “valorizar elementos que nos revitalizam, isto é: a dimensão da sacralidade da família, a dimensão profética do anúncio de Cristo como o Enviado do Pai e, a dimensão da vida na Igreja, que mediante o pastoreio daquele que Cristo colocou como sinal de comunhão e unidade segue seu caminho de esperança na antecipação de Reino de Deus entre nós, como comunidade de Deus, Igreja de Cristo”, destaca.
A programação do Arraiá Guadalupana envolve ainda a participação da comunidade escolar que integra os centros de ensino da região. São dois dias que começam com celebração da Santa Missa a partir das 19h. Após a Eucaristia começa a parte cultural e social com a venda de comidas típicas e a apresentação de atrações culturais, além as quadrilhas compostas pelos estudantes.
Ainda de acordo com o pároco, será uma confraternização familiar e social que tem seu ponto alto com a celebração no altar. “Esse é um tempo de lembrarmos também da vida dos santos mais populares da nossa Igreja. Então é sempre bom reforçar o testemunho que eles deram. Esse eu creio que é o trabalho evangelizador da Igreja. Não devemos excluir uma coisa da outra, mas procurar dar esse sentido forte do Evangelho”, diz finalizando.
Mais informações no telefone da secretaria paroquial: (86) 99950-1955.
Por Vera Alice Brandão