O Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus vai sediar o Tríduo em honra ao padroeiro. O momento de fé acontecerá no período de 05 a 08 de junho com a temática: ‘Coração de Jesus, fonte de paz para um mundo de irmãos’.
De acordo com Allef Carvalho, seminarista da Diocese de Picos que está no segundo ano de Teologia, essa é a maior festa do Seminário, “justamente porque abrimos as portas da Casa de Formação para a comunidade. Uma oportunidade de convivência e também um tempo de partilha”, explica.
E como o Seminário é Interdiocesano os bispos das dioceses participam do momento. De acordo com a organização, estão confirmadas as presenças dos bispos de Campo Maior e Floriano, Dom Francisco de Assis e Dom Edivalter respectivamente.
A programação vai contemplar momentos de oração com missa todos os dias e haverá ainda apresentações musicais e leilões após a celebração. Toda a renda da festa é revertida para a realização do momento e também para a manutenção do Seminário que abriga seminaristas em processo de formação rumo ao sacerdócio.
“Abrimos a porta da nossa casa para a comunidade nos conhecer. Então essa é uma oportunidade para que todo o povo de Deus possa se aproximar da nossa caminhada. Através desta experiência ofertamos a comunidade um momento de conhecimento sobre nossa rotina de estudos e processo de formação”, acrescenta o seminarista.
A missa de abertura (05) será na quadra do Seminário. Dom Francisco de Assis, bispo da Diocese de Campo Maior preside a celebração. Na segunda noite (06) o presidente da celebração é o bispo da Diocese de Floriano, Dom Edivalter Andrade. Já na terceira noite (07), o padre Pedro Vicente (Jesuíta do Colégio São Francisco de Assis – Diocesano) é quem preside a missa. E encerrando o Tríduo, o último dia (08) se reserva para a programação festiva. Somado à festa acontece o momento de fortalecimento da fé, com o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito que preside a celebração de encerramento.
Ainda no último dia como parte da programação é realizado o Rito de admissão. De acordo com o seminarista Allef Carvalho “um rito que nós realizamos com a turma do segundo ano de Teologia. É um rito onde a Igreja confirma que nós estamos aptos a continuar no processo de formação e também somos idôneos a chegar às ordens sacras que são o diaconato e o presbiterado”, conclui.
Por Vera Alice Brandão