Na noite do último sábado (26), na Catedral Nossa Senhora das Dores, Dom Jacinto presidiu a celebração de ordenação presbiteral do diácono Rubens Chaves. O novo sacerdote é filho da cidade de Novo Oriente no Ceará e veio para Teresina concluir a formação religiosa. Aqui fez estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Esplanada (Forania Sul II) e agora como padre, passa a servir a Igreja particular de Teresina.
Padre Rubens já atua como juiz do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese e colabora na Diaconia São José (em processo de instalação) localizada no bairro Jacinta Andrade. Na solene celebração, Dom Jacinto orientou o terceiro padre ordenado por ele este ano, e o décimo terceiro desde que assumiu a Arquidiocese de Teresina há seis anos.
“Não se esqueça de viver a Eucaristia, pois assim a nossa Igreja vive. E não é só presidir a Eucaristia, mas a se fazer Eucaristia para os irmãos e irmãs”, disse o Arcebispo durante a celebração, dirigindo-se ao novo sacerdote.
Na Catedral, entre o público presente, estavam seminaristas, representantes de grupos, movimentos e serviços da Igreja como a Renovação Carismática Católica. Também acompanharam a celebração membros de comunidades onde o novo padre já atua e colabora com os trabalhos de evangelização (Diaconia Irmã Dulce dos Pobres e Diaconia São Raimundo Nonato), além de uma importante parcela do Clero arquidiocesano. A mãe do padre ordenado, Maria Chaves representou a família na celebração.
Padre Rubens teve a confirmação da vocação sacerdotal aos 19 anos de idade quando iniciou sua formação religiosa. Entrou para o Seminário Propedêutico Casa Vocacional Imaculada Conceição – Distrito de João Tomé (Charito) em 2010. Concluída esta etapa, foi para a cidade de Fortaleza no ano de 2011. Lá realizou os estudos de Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza. De 2014 a 2016 vivenciou temporada de formação em Teologia na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte, tempo em que também concluiu a especialização em Direito Matrimonial Canônico.
Após conclusão dos estudos encontrou acolhida na Arquidiocese de Teresina. Chegou aqui em julho de 2017 e evidenciou gratidão à cidade e à Igreja . “Aqui chegando fui acolhido pela nossa Igreja local. Não me questionaram de onde eu vim nem porque eu vim. E tenho plena convicção de que se a graça de Deus não repousasse em mim eu nada seria. Sou padre e entendo que o padre não pode se pertencer. Sua missão só será frutífera se ele se der e se entregar até os extremos de si. O padre deve se entregar e suportar o insuportável para que o Reino de Deus cresça”, falou.
Na homilia, Dom Jacinto, que impôs as mãos sobre o novo padre concedendo-lhe assim, o segundo grau da ordem, valorizou a caminhada vocacional de Rubens Chaves e o aconselhou para a prática de um fiel ministério.
“Conheci o Rubens há 10 atrás. Foi batizado na Igreja Católica aos 15 anos. Tão logo batizado foi se engajando na comunidade e tornou-se rapidamente um candidato ao ministério ordenado. Eu o encaminhei ao Seminário e mesmo depois da minha vinda para a Arquidiocese em 2012 continuávamos em comunhão. Hoje me alegra pela vinda de seus familiares, particularmente a sua mãe Maria Chaves. A missão primeira do padre é de proclamar a Palavra de Deus. E você vai proclamar diante de seus irmãos o que Deus fez por nós. É importante dizer que a fé vem pela pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Deus”, disse o arcebispo.
O momento foi festejado por amigos e companheiros de missão, como a irmã Denise Morra do Centro de Juventude Santa Cabrini. “Esse é um testemunho vocacional muito lindo e neste momento que a nossa Igreja precisa. Meu desejo é que ele possa se multiplicar em toda a Arquidiocese”, afirmou.
“Agradeço aos movimentos, aos amigos das comunidades, aos seminaristas. A minha paróquia em Parambu, e em especial ao meu Bispo. O senhor para mim é um pai e tenho certeza que me tem como um filho. Eu sei que o sacramento aqui celebrado é uma coisa de Deus. E poderia ser outro bispo a me ordenar, mas confesso que brota do meu coração uma tremenda alegria porque foram tuas mãos que foram impostas sobre minha cabeça. Quero ser o menor irmão de vocês, pois meu Jesus é que deve crescer. Obrigada por tudo!”, disse ao finalizar se referindo a Dom Jacinto e à comunidade presente.
Missão como padre
O sacerdote Rubens Chaves continuará a servir como Juiz do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese. Caberá ainda ao mais novo padre dar atenção especial a Diaconia São José (em processo de instalação) localizada no Jacinta Andrade. Ele também continuará a colaborar na Diaconia Irmã Dulce dos Pobres (Forania Sul II) e será ainda colaborador no município de Curralinhos na Diaconia Territorial São Raimundo Nonato- Forania Rural I. Como padre passa a acompanhar também as equipes de Nossa Senhora.
Por Vera Alice Brandão