A cidade de Santa Cruz dos Milagres vivencia hoje (03) a Festa da Invenção da Santa Cruz. O momento que é religioso marca a programação do Santuário de mesmo nome. Essa é a primeira das três grandes romarias que acontecem todos os anos no município. E em especial hoje, o local, símbolo da fé católica piauiense, ganha um Campanário, uma espécie de monumento.
É uma cruz “deitada”, que de acordo com o Reitor do Santuário, Padre Raniery Alencar “Simboliza Cristo que carrega a cruz ao calvário. Nesse campanário, no braço dele, vão ficar erguidos 3 sinos numa altura de 13 metros. Os 3 sinos vão tocar automaticamente antes das missas do Santuário. É um monumento com uma altura que equivale a um prédio de 4 andares”.
Esse é um momento que integra o calendário Arquidiocesano. Os peregrinos chegam com três a quatros dias de antecedência e ficam na cidade participando dos momentos fortes de oração.
Hoje (03) é o último dia de programação. Essa começou às 6h com o Exercício Espiritual da Invenção da Santa Cruz e Santa Missa (Novo Santuário). As 11h tem a Santa Missa. Às 14h terá Celebração da Cruz no novo Santuário e às 15h, Santa Missa na Igreja Matriz. À noite, às 19h acontece a Santa Missa com a comunidade local e lojistas (Igreja Matriz). O Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito participa do momento.
Fotos: Fernando Viana
Por Vera Alice Brandão