Foi com a celebração de Santa Eucaristia que a Arquidiocese de Teresina celebrou, no dia 1 de maio de 2018, os 40 anos da ordenação episcopal de Dom Celso José, um de nossos arcebispos eméritos. O momento de ação de graças ocorreu na Igreja de Cristo Rei, zona Sul de Teresina.
“Nesse tempo todo de história e serviço o que mais me marcou foram as ordenações de todos os padres. Foram momentos de forte emoção ao saber que a missão de pastorear o povo de Deus sempre se renova”, revela o arcebispo emérito de Teresina.
Dom Celso José Pinto da Silva nasceu no dia 29 de Outubro de 1933, na cidade do Rio de Janeiro. A ordenação presbiteral ocorreu no dia 14 de março de 1959. Dom Celso foi nomeado como o 5° Arcebispo de Teresina pelo Papa João Paulo II, em 1° de Maio de 2001, onde ficou até o dia 03 de Setembro de 2008.
“Tenho um carinho muito grande por Dom Celso. Ele que me ordenou! O exemplo que sempre nos deu foi de amor por Cristo, pela Igreja, pelo irmão, especialmente pelos mais pobres. Sou muito feliz por vivenciar este momento com ele”, informa padre Fábio Fernandes, pároco de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Cabral.
A celebração contou com a presença de padres que conviveram com Dom Celso na Bahia, além de fiéis da época de seu episcopado. Um dos amigos presentes foi o bispo da Diocese de Amargosa (BA), Dom Valdemir Ferreira dos Santos.
“Também fui ordenador por Dom Celso e é muito reencontrá-lo neste momento e perceber que ele continua um menino de alma, mesmo com todas as dificuldades físicas que apresenta”, conta o amigo religioso.
Dom Celso José esteve a frente da Arquidiocese de Teresina de 1° de Maio de 2001 até 3 de Setembro de 2008. “Dom Celso muito colaborou com nossa Igreja de Teresina e é uma grande alegria tê-lo conosco após o afastamento definitivo das funções. Ele nos escolheu e somos felizes com ele por essa data”, disse o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.
Fotos: Abiné Jr
Por Lívio Galeno