Com o tema: ‘Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil’, será realizada neste mês a 56ª Assembleia Geral da CNBB. Um encontro do episcopado brasileiro que favorece importantes discussões para a Igreja Católica do Brasil. O Santuário Nacional de Aparecida vai sediar o momento entre os dias 11 e 20 de abril e a expectativa é que mais de 350 bispos participem.
O objetivo principal da conferência, de acordo com o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, é de congregar os representantes das diversas dioceses e arquidioceses do Brasil a partir de uma temática que muito interessa à Igreja.
“Não passa despercebido por ninguém que viva no seio da Igreja e mesmo aqueles que dela não participem a importância dos seus pastores. Faz alguns anos que a Igreja teve a oportunidade de refletir à luz de documentos provenientes de Roma sobre este assunto. Agora achamos que depois de vinte anos se faz necessário retomar, dadas as mudanças que a sociedade tem passado, além das orientações que a Igreja tem recebido, particularmente a partir do ministério do Papa Francisco. Sendo assim, nós nos debruçaremos com muito gosto e atenção sobre a formação dos nossos presbíteros. Será um grande mutirão de experiências, reflexões e orações para podermos oferecer à Igreja do nosso pais orientações seguras para formação dos futuros presbíteros”, ressalta.
O Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida local que sedia grande parte da programação da Assembleia, é preparado para receber diferentes estruturas como montagem de salas para a Imprensa, para a realização de entrevistas coletivas, escritórios do Núncio Apostólico, do Instituto de Obras Religiosas (IOR), além de ambulatório médico, estandes comerciais e um estúdio da Rádio Vaticano. O subsolo do Centro de Eventos também é transformado, recebendo divisórias nas 11 salas já existentes, passando a 23 salas, para atender a demanda de reuniões de grupos e regionais.
Com informações do site A12
Por Vera Alice Brandão