Vocação vem do latim “vocare” e significa chamado. Esse chamado vem de Deus e cabe ao homem responder. A Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Teresina realiza encontros que visam o despertar vocacional de jovens do sexo masculino para a vocação sacerdotal. Os próximos acontecerão nos dias 14 e 28 de abril.
De acordo com o Padre Anderson Fábio que coordena a Pastoral Vocacional, os momentos são sediados na Residência Espiscopal. “É importante valorizar que como esses jovens tem um acompanhamento personalizado não necessariamente os que não participaram dos momentos anteriores ficam impedidos de fazer parte de um momento de encontro que ainda vai acontecer. O interesse é uma resposta de amor a Deus. E um sim a Deus é benção. Cabe então à equipe vocacional perceber esse sim e assumir a missão de oferecer esse acompanhamento”, explica.
A equipe vocacional da Arquidiocese de Teresina é composta por diáconos, padres, casais e uma psicóloga. “É importante reforçar que o interessado precisa obedecer critérios como ter um perfil de serviço. Precisa estar inserido em uma comunidade, paróquia ou área pastoral. Assim fica mais fácil já que terá o acompanhamento do padre da área onde serve”, reforça padre Anderson.
No final do mês de março ocorreu o último encontro e, de acordo com o coordenador, as impressões sempre são positivas. “A cada reencontro com essa turma de 2018 sentimos a certeza da missão. É sempre uma riqueza a oportunidade de reencontrar nossos jovens, pois estes sempre ofertam um feed back positivo. Temos hoje uma turma de 17 jovens que já conhecemos as suas famílias e temos referências do seus serviços em sua comunidades de origem. Temos principalmente a certeza da presença de Deus em suas vidas”, relata satisfeito o padre.
Para participar dos encontros, os jovens precisam “estar na casa dos 23 anos de idade para que o acompanhamento vocacional se enquadre na orientação e futuro encaminhamento ao Seminário Propedêutico que é a etapa seguinte da formação sacerdotal. É importante ainda ter uma carta de apresentação dos seus responsáveis, padre ou diácono”, acrescenta o sacerdote.
Desse grupo de jovens que ingressou no ano de 2018 e que estão sendo acompanhados pela pastoral , três são oriundos de cidades do interior. “É uma grande alegria. Fruto da Caravana Vocacional, iniciativa pela pastoral que percorre paróquias da Forania Rural e que contribui para esse despertar vocacional. Hoje eles estão sendo acompanhados aqui em Teresina para nossa alegria”, diz satisfeito.
E se você tem interesse em participar dos encontros vocacionais fique atento às datas (14 e 28 de abril). Os encontros acontecem aos sábados, das 9 às 11 horas da manhã.
Mais informações no telefone (86) 99542-3232.
Por Vera Alice Brandão