Com o tema “A visão geral do laicato, hoje”, teve início neste último domingo (18), na Arquidiocese de Teresina, a Escola de Formação sobre Vocação Laical. Organizado pelo CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil) no Piauí, o momento foi realizado no Centro Pastoral Paulo VI e contou com a participação de membros de pastorais e movimentos de Igreja particular de Teresina.
De acordo com Graça Ferreira, que compõe a coordenação do CNLB no estado do Piauí, e que vai coordenar o momento formativo durante todo o ano de 2018, o objetivo da escola é proporcionar orientações metodológicas de como se preparar em suas comunidades para bem vivenciar o Ano do Laicato. “A escola vai proporcionar a todos os leigos e leigas que participarem, um aprofundamento sobre nossa vocação de servir a igreja de Jesus Cristo”, acrescenta a coordenadora.
Divididas em módulos, as formações serão realizadas a cada 3º domingo de cada mês. Ainda de acordo com Graça, ao todo serão nove temáticas trabalhadas durante todo o ano de 2018. “Tivemos uma visão geral sobre o laicato, hoje. Vamos trabalhar sobre a identidade para entender o que é ser de fato leigo. Também vamos aprofundar sobre a igreja carisma e igreja instituição”, reitera ela.
Para orientar o Ano do Laicato, o tema escolhido foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” e como lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14). “Espera-se que este ano traga um legado para a Igreja, com maior entusiasmo dos cristãos leigos e leigas na vida eclesial e também na busca da transformação da sociedade. Eu acredito que se conseguirmos estimular a participação e presença efetiva dos cristãos leigos na sociedade provocando que aconteça a justiça e a paz, será um grande legado”, evidencia Graça Ferreira.
O próximo encontro da Escola de Formação sobre Vocação Laical acontecerá no 3º domingo do mês de março, no Centro Pastoral Paulo VI, a partir das 8h da manhã. Em caso de dúvidas, foi disponibilizado pela coordenação o seguinte contato: (86) 2106-2150.
Por Allan Matos