O carnaval se aproxima e a data é, para muitos, um momento festivo. Mas é importante estar consciente de que esse tempo não integra o calendário da Igreja, como afirma o padre Adão Cruz, que foi o entrevistado no quadro Bom Conselhos, do Programa Em Tuas Mãos.
Padre Adão explica como a festa carnavalesca pode ser cenário para o encontro com o Cristo Ressuscitado.“Passados os dias de Carnaval tem início o tempo da Quaresma com a imposição das cinzas sobre nossas cabeças. O apelo de Jesus: ‘convertei-vos e crede no Evangelho’ indica um inteiro programa de vida, preparando-nos para celebrar a Páscoa. Assim, na oração, no jejum, no exercício da caridade fraterna, na penitência, caminhamos ao encontro do Cristo pascal”, orienta .
A Quaresma é um período para fazer uma revisão de vida e conversão das práticas cotidianas, para que elas não sejam apenas manifestações formais e exteriores de religiosidade. Adentrando nos mistérios da Igreja, durante a entrevista, o sacerdote esclarece que o carnaval não é uma festa da Igreja Católica.
“O Carnaval não é um evento da Igreja. Mas é também um tempo para se catequisar e, digo mais, preparar os filhos para o momento maior que é a Páscoa, que tem seu início na quaresma”, esclarece.
Questionado se há alguma liturgia específica para este tempo, o padre evidencia que existe sim uma liturgia preparatória. “Para a Páscoa existe o momento da quaresma que se inicia com a quarta-feira de cinzas. E, para o carnaval, não tem liturgia própria até porque nesse período a gente participa da liturgia dentro do momento próprio que é o tempo comum. Sabemos que a Liturgia é um ciclo. Estamos vivenciando um ano B, que teve início ainda no primeiro domingo do advento. Para este tempo a orientação é o Evangelho de Marcos”, acrescenta.
Portanto, a orientação dada aos fiéis católicos é vivenciar esse período com fé e oração. Durante a entrevista, o padre Adão evidencia os retiros como sendo uma das opções oferecidas pela Igreja para esse período. “O Evangelho é uma mensagem alegre e feliz! Dele nos vêm as festas religiosas, as celebrações e solenidades festivas, as comemorações de datas e fatos históricos. A alegria cristã é autêntica, simples e espontânea. Mobiliza os serviços de caridade e fortalece o ser humano. Inspira todas as artes e os costumes sadios e nobres”, afirma ele.
“Nos últimos anos tem crescido muito a oferta de retiros. As pessoas se afastam para outros lugares em busca de uma experiência com a Palavra, a Eucaristia e com a confissão. Aqui na nossa Arquidiocese, por exemplo, a RCC (Renovação Carismática Católica), o EJC (Encontro de Jovens com Cristo) e a Comunidade Católica Shalom já promovem esses retiros e entendo que se trata de opções louváveis”, reforça o sacerdote.
Durante os retiros, além da proximidade com Deus através das orações, o participante tem acesso a momentos de pregações, adorações, muita música, bailes e diversão. Portanto, “o encontro com a verdadeira alegria de ser de Cristo”, ratifica o padre. E se você deseja conferir a entrevista completa, não perca a exibição do material que vai ao ar no dia 11 de fevereiro (domingo), a partir das 7h da manhã, na Rede Meio Norte.
Seguem abaixo algumas sugestões de retiros e momentos de espiritualidade que serão realizados por grupos e movimentos da Arquidiocese de Teresina no período do Carnaval:
*Retiro da Comunidade Ore
Período: 10 a 13 de fevereiro.
Mais informações e inscrições no site da Comunidade: www.comunidadeore.com ou pelo telefone: 99414-7671
*Festival do Senhor – RCC
Mais informações pelo Facebook: @festivaldosenhor ou através do telefone:98800-8446
*Retiro da Comunidade Católica Shalom
Período: 11 a 13 de fevereiro
Tema: Para Deus nada é impossível
Local: Ginásio do Colégio Diocesano
Mais informações no telefone: (86) 3213-7004
*Retiro do EJC da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Período: 9, 10 e 11 de fevereiro no Sítio Santo Expedito com o acompanhamento do Padre Antônio Cruz.
Mais informações no telefone: (86) 99924-3175
Por Vera Alice Brandão