A Renovação Carismática Católica do Piauí promove nos dias 25 e 26 de novembro, o segundo Encontro de Fé e Política no Auditório da OAB. O Ministério de Fé e Política da RCC é responsável pela organização e nesta edição vai propor a temática: “A Família contra a corrupção”.
De acordo com Hedina Oliveira, coordenadora da RCC em Teresina, a proposição do momento é relevante já que se trata de unir, em um só espaço, leigos e demais representantes de diferentes setores da sociedade, incluindo ainda os representantes legais da população nas instituições públicas e tendo como referencial a visão cristã.
Para a organização, o objetivo principal é a consonância da fé com os valores da dignidade humana, envolvendo leigos e demais filhos de Deus, homens em defesa da fé e da ética, sobretudo à luz do evangelho.
Para Hedina é importante valorizar junto à sociedade que, mesmo estando diante de conflitos e desafios aos quais os representantes políticos são submetidos, não se pode esquecer os ensinamentos de Jesus Cristo. “A sociedade moderna, sem perceber, vai tirando Jesus das coisas. É como se até aqui não tivesse espaço para a fé. Pois bem, se somos convictos em Cristo, se temos a nossa fé, ela não deve deixar de existir se me tornei um político, uma professora, uma empresa doméstica. A nossa fé alicerça ainda mais os valores morais e cristãos. E quando nos colocamos a serviço do bem do próximo, sobretudo dentro da política, aí sim, conseguimos vislumbrar a mudança da sociedade. Afinal foi isso que nos ensinou Jesus Cristo: Amar ao próximo como a mim mesma”, defende.
Nos dois dias de encontro haverá espaços para palestras com abordagens relacionadas à temática já citada anteriormente. Nomes como o do juiz do trabalho e presidente da comissão de Direitos Humanos da Arquidiocese de Teresina, Carlos Wagner Araújo, do Presidente da OAB Chico Lucas e da vereadora Cida Santiago estão confirmados.
“A importância desse evento, sobretudo, é de compartilhar discussões baseadas na esperança. Pois mesmo diante a situação atual que estamos vivenciando, de um descaso com a coisa pública, existem sim formas e modelos para a prática de uma política verdadeira que é aquela que busca o bem comum”, pontua Hedina.
Para mais informações sobre o momento e como participar do encontro a organização disponibiliza os telefones: (86) 9949-6555/ (86) 8807-6268.
Por Vera Alice Brandão