Uma Celebração Eucarística realizada domingo (12) na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz (Forania Sul I) marcou o recebimento do Ministério de Acolitato por parte dos seminaristas Diego da Silva, Francisco Aquino e Igor Torres. A missa foi presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, e reuniu familiares e amigos dos mais novos ministros que estão em formação para o sacerdócio.
Esta etapa é necessária na caminhada dos futuros padres no serviço do Altar e da Palavra. O Ministério de Acólito é dado pela Igreja aos seminaristas ou leigos para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição do Pão. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser Ministro Extraordinário da Eucaristia. Este é um dos dois ministérios dados ao seminarista, normalmente durante o término de seus estudos em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral, explica o seminarista Igor Torres que está no terceiro ano de Teologia.
“A recepção desse ministério é razão de alegria porque significa mais um passo dado com segurança e confirmado pela Igreja. Também é um serviço que nos é conferido e nos aproxima do altar da Eucaristia. Sabemos que o caminho para o sacerdócio tem muitas etapas e esse Ministério nos configura ainda mais ao serviço do altar. Nós que fomos coroinhas, antes de ingressar no seminário, passamos por muitas etapas e momentos de encontro com Jesus na Eucaristia. Na missa diária, na adoração, na oração pessoal e agora feliz porque com esse Ministério de Acólito nos tornamos oficialmente servidores do altar podendo, inclusive distribuir a santa comunhão eucarística e levá-la aos enfermos em caso de necessidade”, diz.
A celebração realizada na Vila da Paz não teve um rito próprio. “Tivemos a procissão de entrada e os ritos iniciais. Em determinado momento os seminaristas foram chamados por um padre ao altar. O Arcebispo iniciou a homilia já com os candidatos ao acolitato presentes no altar e, após a leitura do Evangelho, a assembleia presente pôde testemunhar o recebimento do Ministério”, explicou Antônio Marques da Pastoral da Comunicação da paróquia.
Passado os estágios pastorais necessários para a formação sacerdotal, este tempo é mesclado com avaliação de vida do acólito junto aos responsáveis, e não se baseia somente em resultados acadêmicos, mas vivenciais. Na medida em que este processo segue, e uma vez que haja bons resultados, haverá no período final dos estudos, o recebimento de outros ministérios como o de leitorado. Igor Torres e Diego da Silva receberam o Ministério de Leitor (Leitorado) no dia 12 de março deste ano na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Após a investidura dos ministérios do leitorado e do acolitato, os seminaristas aguardam mais alguns meses para serem ordenados na Igreja. Primeiro virá a ordenação diaconal, e, após um período nesta condição, receberão enfim a ordenação presbiteral.
“Após a Santa Missa vivenciamos um momento de confraternização e sentimos a bondade e a generosidade das pessoas que fazem o compromisso de rezar por nós. O próximo passo será a ordenação diaconal e depois, com a graça de Deus, a ordenação presbiteral”, diz Igor finalizando.
Foto: Josiane Sousa
Por Vera Alice Brandão