A Coordenação Regional da Juventude Missionária realizou em Teresina, neste domingo(29), na Paróquia de São José Operário, uma formação preparativa para a Assembleia Arquidiocesana da JM.
O momento foi iniciado com uma formação ministrada pela coordenadora regional, Joice Naira Fernandes, voltada para a alegria de um estado permanente de saída para a missão, que é o que o papa Francisco nos convida para vivenciar, e que representa o carisma da Juventude Missionária.
Após o momento de formação foi realizada a etapa de avaliação, onde os participantes apresentaram as realidades dos grupos de base que compõe a Arquidiocese, a fim de tentarem fortalecer os grupos, de acordo com a necessidade, promover a motivação missionária, assim como renovar a coordenação arquidiocesana.
A metodologia do encontro foi dividida em quatro etapas. Na primeira foi apresentada a realidade missionária(Ver); seguida da espiritualidade missionária(Iluminar); compromisso missionário(Agir) e por fim o testemunho missionário(Celebrar). O encontro foi direcionado também para o serviço de animação missionária, engajamento na caminhada eclesial e a participação nos conselhos missionários.
O momento foi oportuno também para discutir sobre coordenação e assessoria, integração dos núcleos de base, além da articulação com o regional.
A coordenadora regional Joice Naira destacou que o jovem precisa saber evangelizar e anunciar Jesus com a sua alegria, e que isto é a consequência do encontro pessoal com Jesus. No contexto maior ela valorizou o empenho da coordenação para se manter perto das bases, pois acredita que o fortalecimento tanto da caminhada do regional, quanto das bases se dá nessa unificação, e caminhar juntos é a solução, apontou.
“A juventude tem que estar aberta ao novo, estamos vivendo uma realidade gritante de diversificações, e é importante que saibamos nos posicionar como cristãos nessa diversificação, e sobretudo ter uma abertura de acolhimento para com isso. O acolhimento é um dom dado a nós por Deus, por isso é importante sermos imitadores de Jesus, ter uma abertura para quem é excluído, para quem vive a pobreza, para com os marginalizados e injustiçados tanto no meio social, quanto no meio eclesial”, explicou a coordenadora.
Atualmente a Juventude Missionária está organizada na diocese de Campo Maior, Oeiras Picos, São Raimundo Nonato e Arquidiocese de Teresina. O regional sempre proporciona estes encontros justamente para que haja uma troca de realidade e experiência. Vale destacar que neste mês de novembro acontece o Intercâmbio Missionário, que irá contar com a participação de todos os jovens que atuam na Juventude Missionária.
Por Pascom da Paróquia São José Operário