O município de Novo Oriente, a 231 km de Teresina, possui a única paróquia do Piauí dedicada a São Vicente de Paulo. E foi no dia em que se celebrou a vida e obra missionária do santo francês, 27 de setembro, que a paróquia, que compõe a Arquidiocese de Teresina, recebeu uma relíquia de 1° grau daquele que é conhecido como o “Pai da Caridade”.
“Em 2017 também festejamos 75 anos desde que recebemos, vinda da Bahia, uma imagem do nosso padroeiro. Aproveitando a oportunidade pedi a Dom Jacinto Brito, nosso arcebispo, que tentasse trazer para cá uma relíquia de São Vicente. Ele conseguiu e estamos muito felizes por isso”, conta o pároco local, padre Valderi Veras.
A chegada da relíquia parou a cidade de pouco mais de 6 mil habitantes. O estado do Piauí recebeu um fragmento ósseo do corpo do santo que veio diretamente de Paris (França) onde repousam os restos mortais de São Vicente de Paulo. A relíquia ficará para exposição pública na igreja recém construída em honra ao santo.
“As relíquias são importantes porque nos mostram que os santos estão próximos a nós. A santidade é algo possível e as relíquias nos lembram que um homem, igual a nós, alcançou o modelo de santidade. Receber essa honra será importante para fortalecer a fé e a prática de oração de todos os fiéis”, revela a filha da caridade de São Vicente de Paulo, irmã Teresinha dos Santos.
A relíquia foi acolhida após procissão que percorreu as principais vias públicas da cidade de Novo Oriente. O momento também contou com a presença do madeiro original da cruz, vinda do santuário de Santa Cruz dos Milagres, único reconhecido pelo Vaticano no Piauí. O ponto alto da realização de fé foi a Celebração Eucarística presidida pelo padre Raniery Alencar Moura, reitor do santuário. Membros da família Vicentina de todo o estado vivenciaram a comunhão.
“Louvo a Deus pela oportunidade de vivenciar um momento como este. Tudo é glória e sabemos que esta emoção só foi possível pela intercessão de São Vicente. Isso mostra que nosso padroeiro quer muito intereceder na vida do povo. Os fiéis estão de parabéns”, conta o membro da Sociedade São Vicente se Paulo se Teresina, Luís Antônio Veloso.
A motivação de fé agitou a cidade e emocionou quem viu essa devoção ser construída. Gorete Rufino aprendeu a recorrer a São Vicente de Paulo com o avô que ajudou a construir a primeira capela da cidade, já em honra ao santo francês.
“Meu avô lutou para conseguir a imagem de São Vicente na Bahia. Ele sempre foi muito devoto. Fico feliz por fazer parte dessa história e ver a relíquia chegar à nossa paróquia. É um momento especial e reforça a fé”, explica a devota.
Por Lívio Galeno