Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões que ocorre no penúltimo domingo de outubro (21 e 22), conforme foi instituído pelo papa Pio XI em 1926.
“A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” é o tema escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) para a Campanha Missionária de 2017. Todo o povo de Deus é convidado a participar deste momento que, segundo o coordenador do Conselho Missionário Diocesano da Arquidiocese, padre Júlio Ferreira, está em sintonia com os ensinamentos do papa Francisco. “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (EG 1). “Essa alegria precisa ser anunciada pela Igreja que caminha unida, em todos os tempos e lugares. Por isso, o lema: “Juntos na missão permanente”, justifica o coordenador.
Cartaz
Ao citar o cartaz da campanha, o coordenador do Comidi destaca que a arte mostra a Igreja formada por diferentes sujeitos da missão (leigos e leigas, consagrados e consagradas, diáconos, padres, bispos e o papa), representantes de todas as idades e diversas etnias. Todos caminham juntos, depois de terem sido encontrados por Jesus Cristo, e como Igreja em saída, são enviados a testemunhar a alegria do Evangelho em todo o mundo. “Afinal, é o povo que traz a Palavra de Deus, fonte da missão. Carrega também, a cruz das missões jesuíticas, que marcou a Bolívia e toda a América Latina, no processo de evangelização”, explica o padre.
E esse é o principal símbolo do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) a ser realizado na Bolívia em 2018. As cores missionárias recordam a dimensão universal da missão. A arte é uma criação do Ateliê15.
“Primeiro podemos colaborar por uma comunhão espiritual, através da oração, do sacrifício, do testemunho de vida. Segundo, por uma comunhão dos bens materiais através da coleta e essa é a maneira concreta de ajudar na animação missionária. E uma terceira maneira é a de contribuir se colocando a serviço da missão”, orienta o sacerdote.
Este ano, o cartaz e outros materiais da Campanha trazem o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para o cartaz é possível assistir a um vídeo e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.
Na sala do Comide, localizado no Centro Pastoral Paulo VI, no primeiro andar, estão sendo disponibilizados os materiais de divulgação necessários para a o dia D da coleta. Padres e representantes das paróquias são convidados receberem o material.
Mais informações sobre a Campanha Missionária no site : www.pom.org.br.
Oração do Mês Missionário 2017
Deus de misericórdia,
que enviaste o Teu Filho Jesus Cristo
e nos sustentas com a força do Espírito Santo,
ensina-nos a caminhar juntos
e, a exemplo de Maria, nossa Mãe Aparecida,
na celebração dos 300 anos do encontro da imagem,
sejamos, em toda a parte,
testemunhas proféticas da alegria do Evangelho
para uma Igreja em saída. Amém.
Por Vera Alice Brandão