São Francisco, ensina-nos a viver como Cristo, o exemplo de Maria. Essa é a temática dos festejos da Paróquia São Francisco de Assis, localizada no bairro Cidade Nova (Forania Sul I). A abertura da programação festiva e religiosa está marcada para o dia 25 de setembro. A Igreja Matriz fica localizada na Avenida Barão de Castelo Branco e será a sede dos dias de encontro dos fiéis.
Para esse ano, a motivação daqueles que participam da organização do momento, é o Ano Mariano, instituído pela Igreja como sendo um tempo para refletir sobre o exemplo de Maria, que entregou sua vida à obra do Pai. “Cristo nos espera para que possamos estar em oração com o objetivo de melhorar a nossa vida, o nosso mundo. A partir desse momento de fé a intenção é que sejamos como Maria foi e é: um sinal para todos os tempos! É sinal de entrega, escolha e doação, do ser todo de Deus. Maria é aquela que, acima de tudo, busca fazer a vontade do Pai. Façamos também” reforça a paroquiana Maria do Socorro Nunes.
De acordo com o Padre Darlei Ferreira dos Santos, a orientação é que as celebrações sejam motivadas pelo ano Mariano, ou seja, “que os fiéis estejam voltados para viver o exemplo de Maria, que aceitou e cumpriu com perfeição a missão de ser Mãe do Filho de Deus, pela graça do Espírito Santo”, acrescenta.
Quanto à programação, a organização reforça que estão previstas missas e novenas todos os dias, às 19h, e logo após terão as tradicionais quermesses. “Teremos ainda os momentos de espiritualidade próprios da religião católica, e a já tradicional benção dos animais, que nos remete ao nosso padroeiro por ser também o padroeiro dos animais. Além disso, nosso calendário de ações vai contemplar atividades educativas, culturais e artísticas”, explica Socorro.
No dia 04, a santa missa acontece às 18h e logo após, a comunidade participa da procissão que marca o encerramento da Festa de São Francisco.
“Maria é a mulher que se entrega inteiramente para Deus, sem reservas. Precisamos cada dia mais, aprender com ela a nos entregar a Ele, a não termos medo nem dúvidas de que nos entregando à vontade de Deus a nossa vontade se plenifica! Então fica o convite da nossa comunidade para esse momento que é sinônimo de fé e de uma feliz confraternização”, finaliza a paroquiana.
Por Vera Alice Brandão