Por Josiane Sousa
A partir de uma missão paroquial, realizada em agosto deste ano, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, promoveu o Encontro das Gerações, neste domingo (10). O momento foi iniciado com santa missa, presidida pelo pároco Antonio Cruz.
O sacerdote explica que a iniciativa paroquial volta o olhar para aqueles que fazem parte da construção da Igreja e que não podem ficar esquecidos pelo simples fato de não terem condições de se locomoverem ao templo religioso.
“O bairro Vermelha é constituído de pessoas idosas. Essas pessoas construíram esta Igreja, contribuíram muito, deram o seu suor. E porque agora estão debilitadas não podem ser esquecidas. Se assim fizermos, estaremos traindo Jesus, que parou para o cego Bartimeu, visitou a sogra de Pedro. Ele tinha atenção especial com os que estavam distantes e debilitados e nós precisamos compreender isto. Quem cuida dos meus ‘velhos’ está no meu coração. Cuidar das pessoas esta é a palavra de ordem”, comenta.
A programação integrada foi marcada pela participação de toda a comunidade, reunindo crianças, jovens, adultos e idosos. Todos expressando amor a Deus e ao próximo. Após a celebração eucarística, as crianças puxaram momento animado que levou alegria para todos. A estudante Maria Clara (10 anos), foi uma delas e fala da alegria de vivenciar o primeiro Encontro das Gerações. “Uma manhã muito legal, por que sei que estou levando alegria para outras pessoas, que muitas vezes não têm nenhum tipo de alegria, e eu pude fazer isso com amor”, declara.
O encontro foi bem recebido pelos idosos que além de participar da santa missa, tiveram um momento de alegria e descontração ao som de boa música. Uma iniciativa que animou o coração de todos. “Toda a minha alegria vem de Deus e com certeza, esta paróquia tão amada, está de parabéns por promover este momento com todos nós. Temos todos os motivos para louvar e agradecer a Deus, pela minha saúde e por este Encontro das Gerações”, pontua dona Oneide Silva, aposentada.
O evento que promoveu a esperança, a escuta e acolhimento fará agora parte do calendário paroquial. “Tem que ser uma atividade não apenas da Pastoral da Pessoa Idosa, mas com todo o envolvimento da Paróquia, para que os jovens vejam como devemos tratar os nossos idosos. Com certeza, o Encontro das Gerações entrará no calendário de nossas atividades”, finaliza padre Antonio Cruz.