A Rádio Pioneira está completando 55 anos com a marca de ser a emissora AM referência na prestação de serviços em todo o Estado do Piauí. O veículo de comunicação, fundado em 8 de setembro de 1962 é gerenciado pela Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, através da Arquidiocese de Teresina.
E para marcar essa data comemorativa uma missa vai ser celebrada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, a partir das 18h de sábado (09). O Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista , que também é presidente da Fundação vai presidir a missa.
A Rádio Pioneira de Teresina preserva, na grade de programação da emissora, o ineditismo de dedicar 50% de sua programação para a missão evangelizadora, como garante Rosemiro Robison, diretor da rádio há 17 anos. “O veículo se notabilizou por permitir que sua programação seja feita com a participação do ouvinte. Os canais de telefone sempre abertos possibilitaram o firmamento da nossa credibilidade e a notoriedade de ser a voz da sociedade. E isso se firmou por sermos referência na participação popular, afinal existimos para o público e esse reconhecimento é recíproco. Sabemos de sua importância e eles confiam nessa casa que tem compromisso social e religioso”, reforça.
Agora em 2017 a Rádio Católica vive uma nova era. O time de 22 colaboradores caminha para uma etapa importante: a migração de AM para FM. De acordo com Rosemiro uma parceria com o público que mais uma vez deve ser consolidada. “Temos um grande desafio. Olhar para trás e ver que começamos com uma transmissão de futebol, cheio de limitações técnicas e que chegamos aqui com a confiança do piauiense nos motiva a enfrentar este desafio. Como AM tínhamos 6 emissoras atuando e agora com essa mudança iremos adentrar em um mercado forte e competitivo que possui 13 canais. E isso significa que a concorrência é maior. Mas iremos avançar em tecnologia. Nossa qualidade de som vai dar um salto e isso é o que impulsiona: a certeza de ofertar ao nosso ouvinte o que há de melhor em som e conteúdo”, diz otimista.
Além da marca evangelizadora com a oferta de programas que valorizam as ações da Igreja como o programa ‘O Povo de Deus é Notícia’ , comandado pelo jornalista Lívio Galeno, eventos e encontros religiosos do público mais católico do país, a programação contempla ainda entretenimento, jornalismo e esporte.
“Deoclécio Dantas (in memoriam), Carlos Augusto de Araújo Lima (in memoriam) e os amigos que aqui estão na linha de frente como Joel Silva, Carlos Said, Pedro Mendes Ribeiro e Dídimo de Castro se somam aos tantos outros dedicados colaboradores que, de mãos dadas, assumem a bandeira da boa conduta profissional e ética que também é uma marca da nossa caminhada”, valoriza Rosemiro.
A Rádio Pioneira tem programação 24h. E o momento atual de migração, já em fase de teste na frequência 88.7 se dá com músicas, aguardando apenas a autorização do Ministério das Comunicações, garante Rosemiro. “Estamos num processo de migração desde 2013. O decreto assinado pela ex-presidente Dilma Roussef em 24 de novembro de 2013 abriu as emissoras que tivessem interesse em participar dessa migração dando às mesmas, 5 anos para efetivar este processo. Mas, além do custo alto, tem a burocratização o que retarda um pouco esse objetivo. Mas nós já estamos com a nossa emissora e dispomos de toda a estrutura técnica necessária, no aguardo apenas dessa autorização. Nosso público deve aguardar na certeza de que buscaremos sempre ofertar o melhor”, promete . Ele finaliza afirmando: “Temos competência e vamos nos posicionar com cuidado. Sempre fomos independentes e auto-sustentáveis e assim será com as bênçãos do Pai”.
Por Vera Alice Brandão