Com a temática: “Mãe das Dores e de Aparecida”, a Catedral de Teresina realiza no período de 06 a 15 de setembro o novenário de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Arquidiocese. As nove noites serão vivenciadas na Catedral que fica localizada Praça Saraiva, no centro de Teresina.
De acordo com Fernando Alencar, que integra a equipe de organização do novenário, a temática não poderia deixar de ser em homenagem aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. “Sabemos que o Novenário de Nossa Senhora é para enaltecer a padroeira da Igreja Mãe da nossa Arquidiocese, então esse é mais que um convite, é uma obrigação dos filhos para com sua mãe”, reforça.
O convite se estende a toda a Igreja particular de Teresina e a organização de cada noite conta com o apoio das foranias da Arquidiocese que assumem a responsabilidade da programação litúrgica. “Cada forania convidada presidirá a Santa Missa e por isso a programação fica especial, pois poderemos contar com esse importante apoio de todos aqueles que fazem a nossa Igreja”, diz satisfeito.
É importante que os fiéis fiquem atentos para a abertura que se dará com a realização de uma alvorada no dia 06 de setembro, a partir das 5h pelas ruas do centro da cidade. “Esse momento terá seu desfecho com um café da manhã na casa de Dona Alzira Dias, uma devota de Nossa Senhora, paroquiana que tem mais de 80 anos e nos oferece esse café todos os anos. Esse momento de confraternização acontece às 6:30 na rua Firmino Pires”, explica Fernando.
Durante os dias seguintes o novenário segue com as novenas às 18h. Nessa ordem acontece a recitação das Sete Dores e a Santa missa diariamente. Depois todos são convidados a participarem das tradicionais quermesses que é a parte social do novenário.
No dia 15, último dia de Novenário, o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito é quem preside a Celebração Eucarística.
“Traga a sua família e se coloque diante da Mãe dolorosa, verdadeira Mãe, que caminha conosco e nos aproxima incessantemente do amor de Deus”. A mensagem está no texto convite assinado pela Comissão organizadora do Novenário.
Com informações de Lívio Galeno
Por Vera Alice Brandão