A Ação Social Arquidiocesana apresentou hoje (30) o mais novo serviço de atendimento ao público com deficiência: o S.A.S – Serviço de Atendimento ao Surdo. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina e visa ofertar à comunidade surda um acompanhamento de intérpretes de libras. Estes profissionais irão auxiliar os deficientes no acesso a serviços socioassistenciais, jurídicos, saúde, entre outros.
A apresentação contou com a presença da comunidade surda e de representantes dos poderes públicos estaduais e municipais, entre eles ,o Secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) Samuel Silveira. O presidente da ASA, padre Tony Batista falou sobre a importância do novo serviço.
“Nós é que temos a chave do conhecimento. Os outros ajudam e dão apenas um empurrão. Então, essa é mais uma ferramenta pra vocês. A ASA não é só a minha casa é de vocês; é de todos nós”, afirmou satisfeito o presidente da Asa.
Para o coordenador do serviço, Marcos Júnior, é uma oportunidade de possibilitar o direito de ir e vir e de se comunicar com facilidade, mesmo diante da incapacidade frente à sociedade. “A comunicação é fundamental. Esse serviço é a garantia de direito que agora com ajuda de uma intérprete poderá acessar os aparelhos públicos, ou seja, onde o deficiente auditivo precisar ir e depender da comunicação nós estaremos dando esse apoio”, explicou.
A conquista vem em boa hora, já que de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência auditiva (DA), o que representa 5,1% da população brasileira. E é motivada por essa realidade que o serviço Levanta-te, vem para o meio, firmou esta parceria com PMT e desde o último dia 7 de julho presta esse auxílio às pessoas surdas.
“A comunidade surda precisa, necessita e é um direito. Hoje, mesmo tão recente a implantação já contabilizamos mais de 20 atendimentos”, acrescenta Marcos Júnior.
Para o secretário Samuel “não havendo comunicação, a tendência é o isolamento e, portanto, o comprometimento dos direitos dessas pessoas. Ao incluir esse serviço, a PMT olha para o surdo com a certeza das suas capacidades”, diz otimista.
O serviço vai oferecer acompanhamento através de profissionais intérpretes de libras para aqueles usuários que desejam acessar serviços públicos e casos pontuais no setor privado. A equipe é formada pelas intérpretes de língua de sinais libras: Thamires Ribeiro e Soraya Moura.
“Postos à margem das questões sociais, culturais, e educacionais, os surdos muitas vezes não são vistos pela sociedade por suas potencialidades, mas pelas limitações impostas por sua condição. São definidos como deficientes e, portanto incapazes. Isso acontece pelo atraso na aquisição da linguagem já que, na maioria das vezes, o acesso a ela é inexistente”, pontua Soraya.
O fluxo do Serviço de Auxílio ao Surdo está organizado da seguinte forma: inicialmente o usuário precisará preencher um cadastro com todos os seus dados pessoais e com informações relativas à deficiência que possui, mediante apresentação de laudo médico. Em seguida, será encaminhado ao profissional de referência que fará o levantamento do perfil do usuário, para direcioná-lo aos cursos profissionalizantes, para a rede sócio assistencial ou somente para os serviços de interpretação de libras em instituições públicas.
É importante que o usuário do serviço esteja munido de documentos pessoais, do laudo médico e, se for o caso, a guia de encaminhamento da instituição pública de referência. O agendamento para acompanhamento para instituições públicas deve ser agendado com no mínimo 1 (uma) semana de antecedência. Há outras regras e normas e solicitamos essa busca do serviço através da sede da ASA que fica localizada na Avenida Frei Serafim, no prédio do Centro Pastoral Paulo VI.
Para mais informações sobre o novo serviço queé prestado de forma gratuita ao público através do Serviço ‘Levanta-te, vem para o meio’ a equipe disponibiliza o telefone (86) 2106-1852 ou o (86) 99418-1852. Este último contato é o whatsap e por onde o beneficiado pode acionar.
Fotos: Mário Jorge
Por Vera Alice Brandão