A Arquidiocese de Teresina deu início, nesta sexta-feira (18), no Centro de Formação São José Operário, ao Seminário Mariano. O evento reuniu fiéis, leigos e religiosos para compreender o papel de Maria no Mistério de Cristo e da Igreja. A realização foi aberta com Santa Missa, celebrada pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito.
“Este é um momento de renovação de fé e do compromisso devocional. O amor não pode ser apenas afetivo, do campo sentimental e utópico. Ele tem que ser efetivo. Temos que mostrar na prática que nos importamos com nossa vida espiritual. Mas para que isso aconteça temos que conhecer”, explica o palestrante de abertura, professor José Rodrigues Neto.
A abertura do Seminário Mariano atraiu cerca de 300 participantes. No sábado (19) o momento formativo terá início com missa presidida por Dom Jacinto, às 7h30; a partir das 9h30, o Arcebispo vai proferir palestra sobre o tema : Maria na Bíblia; às 14h o padre Walfran Rios falará sobre Dogmas Marianos; às 16h será a vez do padre Tony Batista falar sobre “As aparições de Maria, a Mãe do Senhor”. O 2º dia de evento vai ser encerrado com a palestra “Devoções Marianas”, proferida pelo diácono Roberto Caminha.
“Sempre quis saber mais sobre Maria. Nas celebrações ouvia alguma coisa que sempre tocava o meu coração. Como estamos nesse Ano Jubilar Mariano a vontade de saber mais aflorou. Por isso estou aqui: muita gente boa quer falar e eu quero ouvir”, explica a devota de Nossa Senhora, Maria Amélia Ramos, paroquiana de Nossa Senhora do Amparo.
“Para nós, missionários redentoristas, que estamos aqui nesta paróquia, que é um espaço de devoção mariano, é uma alegria acolher o evento que trata, não só da devoção, mas do mistério de Maria e de Cristo na Igreja”, revela o padre redentorista Júlio Ferreira, membro da organização do evento e da paróquia que acolheu o Seminário Mariano.
Por Lívio Galeno