A coordenação geral da 14ª Romaria da Terra e da Água do Piauí esteve reunida na manhã desta terça-feira (15), no auditório da CNBB em Teresina, para discutir as estratégias de comunicação e definir o formato do subsídio, cartaz e hino da próxima edição .
Com o tema “Defender a natureza e os direitos dos pobres”, a 14ª Romaria da Terra e da Água do Piauí acontecerá na cidade de Paulistana , diocese de Picos (PI), nos dias 14 e 15 de julho de 2018. A iniciativa tem o objetivo de denunciar os impactos provocados pelos grandes negócios como a ferrovia Transnordestina, as mineradoras e usinas eólicas, no meio ambiente e na qualidade de vida da população local.
O evento acontece a cada dois anos e busca refletir sobre o clamor do povo por uma vida digna e sobre a necessidade permanente de lutar pela preservação da terra e da água, dons de Deus essenciais à vida de todos. Além da caminhada e da Celebração Eucarística, também acontecem seminários temáticos, debates e são lançadas propostas para implementação de políticas públicas voltadas para o bem comum da população como um todo.
A coordenação da Romaria está produzindo um subsídio que servirá de base para encontros temáticos e terá como referência a encíclica do Papa Francisco, Laudato Si. Dentre os temas que serão abordados nos cinco encontros , um deles está voltado para a juventude nos meios urbano e rural.
Durante a reunião foram analisados ainda o cartaz e do hino da Romaria. Foi sugerido trabalhar o tema nas escolas como forma de conscientizar crianças e adolescentes sobre os impactos ambientais dos grandes negócios.
A 14ª Romaria já conta com um Aplicativo Móvel para os romeiros ficarem informados sobre tudo que envolver a preparação da Romaria. O aplicativo “Em Romaria” pode ser baixado no Apple Store e Play Store.
O lançamento oficial da 14ª Romaria da Terra e da Água acontecerá no dia 24 de outubro em Teresina (PI), em local ainda por definir.
Fonte: CNBB NE 4