“Jovem que evangeliza jovem, é evangelizado” esse foi o tema da IV Manhã de apresentação do Carisma Francisco, evento promovido pela Fraternidade São Francisco de Assis do Parque Antártica em Teresina. O momento contou com a participação de cerca de 25 jovens na igreja da comunidade.
O evento que nos últimos anos recebeu jufristas de todas as fraternidades do estado, foi pensado para, em 2017, voltar as suas origens: acolher exclusivamente jovens da comunidade São Francisco Parque Antártica e da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Forania Sul II).
Ao acolher os jovens da comunidade a JUFRA pôde mostrar a eles o que é ser um jovem franciscano e ainda fazer o convite para conhecer a fraternidade local. Além de acolher os jovens locais, o evento ainda trouxe a presença dos jufristas iniciantes da fraternidade Imaculada Conceição do bairro Morada Nova, zona sul da capital.
A programação foi aberta com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento que teve a condução da Assistente Espiritual da Fraternidade, Irmã Eliane (Congregação das Irmãs Minímas Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus).
O jufrista Marcos Araújo, foi um dos convidados e no encontro falou sobre a história da JUFRA Parque Antártica, abordando desde o processo de criação e fundação da fraternidade que já tem nove anos de existência. Em sua participação o jufrista abordou ainda o Carisma Francisclariano no mundo.
O encontro foi animado com dinâmicas e contou com a presença do Frei Jardiel OFM, Assistente Espiritual das fraternidades de JUFRA do Angelim e Cerâmica Cil .
Para a iniciante na JUFRA do Parque Antártica, Rosilene Rafaela foi marcante a experiência. “Foi muito bom. Foi interessante conhecer um pouco mais da história da Jufra da nossa comunidade e ver o esforço de cada um para que tudo saísse da melhor forma possível. Foi uma experiência maravilhosa”, afirma.
O encontro foi encerrado com a participação do irmão Wesley Soares, com a palestra sobre “Jovem que evangeliza jovem nas redes sociais”. O irmão da fraternidade Imaculada Conceição (Morada Nova) trouxe 7 dicas sobre como jovens cristão devem ter cuidado e zelo no momento de evangelizar através das redes sociais digitais.
Por Letícia Lima (Pascom – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima)