Antes de começar com a aprendizagem da oração do Terço da Divina Providência, explicamos como que surgiu a devoção a Nossa Senhora da Divina Providência.
Itália, inícios do século XII, época na qual já tinha devotos à Nossa Sra. da Divina Providência. Uma designação motivada pela intercessão de Nossa Sra. no acontecimento das Bodas de Caná (João 2, 1-11). Momento em que a Virgem, pediu a Jesus que ajudasse aos noivos, pois a festa ficou sem vinho. Ao que Jesus tornou a água em vinho. Devido a esse episódio, a Virgem Maria começou a ser chamada sob o nome de Mãe da Divina Providência.
Como orar o Terço da Divina Providência
Começar na Cruz com a ajuda de um rosário orando o Credo:
“Creio em Deus-Pai Todo Poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.”
Diga nas contas do rosário grandes:
“Mãe da Divina Providência: Providenciai!”
Diga nas contas pequenas:
“Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia não faltará!”
Oração para encerrar o Terço:
“Vinde, Maria, chegou o momento. Valei-nos agora e em todo tormento. Mãe da Providência, prestai-nos auxílio, no sofrimento da terra e no exílio. Mostrai que sois Mãe de Amor e de Bondade, agora que é grande a necessidade. Amém.”
Fonte: https://oracaoja.com.br/terco-da-divina-providencia/
Sobre a história do Terço
A divulgação da devoção pela Mãe da Divina Providência começou com a Ordem dos Padres Barnabitas por volta do ano 1.530, mediante um afresco.
Mas esse afresco foi quebrado devido a demolição de uma das paredes de um mosteiro antigo que estava localizado perto da Praça Colonna (Roma). O motivo dessa demolição foi que estavam realizando uma ampliação da supracitada praça, onde o mosteiro seria substituído pela igreja de São Carlos. O fato de que o afresco tivesse sido destruído deixou tristes tanto aos padres quanto ao arquiteto.
Esse mesmo arquiteto doou outra obra, feita pelo Scipione Pulzone, que representava a Virgem Maria com o menino Jesus nos seus braços. Esse quadro era bem menor em comparação ao original.
A construção terminou no prazo previsto. Por causa dos recursos bem limitados que tinham para as obras, mais o fato dos monges terem rezado o tempo todo. Estes atribuíram esse fato à intercessão de Nossa Sra. da Divina Providência.
Os padres barnabitas, durante o século XVIII, colocaram uma cópia do afresco num lugar mais visível, junto a uma identificação do mesmo que indicava ser uma representação de Nossa Sra. da Divina Providência. Pois o original estava sem identificação alguma. Não passou muito tempo até que o local ficou pequeno devido a multidão que se apresentava perante à obra. Pelo que os padres tiveram que ampliar o local em uma capela maior.
Agora bem, seguro que ainda você está com dúvidas sobre qual o significado de “Providência Divina”, bem o mesmo está relacionado com às ações do Senhor para com a humanidade. Um termo que quer dizer que o Senhor sempre cuida de todos nós e que nunca nos separa dele. Disponibilizando tudo o que precisamos para nossa vida.
Revisando a história, podemos observar que uma igreja foi demolida, um afresco estava muito malconservado e que foi substituída por outro menor, e a falta de recursos para a edificação da nova igreja. Com tudo, graças a intercessão de Nossa Sra. Divina Providência, a construção foi terminada no prazo previsto.
Essa história, bem poder ser comparada com nossas vidas, cheias de bons momentos e muitas dificuldades, mas por causa da Providência Divina, estas são superadas.
Por José Gomes, administrador do Site oracaoja.com.br.