Como parte da programação alusiva ao Ano Nacional Mariano, a Arquidiocese de Teresina vai promover, de 18 a 20 de agosto, o Seminário Mariano. O momento formativo é aberto a padres, diáconos, religiosos, membros de pastorais, serviços, associações, movimentos, organismos e comunidades da Igreja e vai ser realizado no Centro de Formação São José Operário, na Vila Operária.
De acordo com Washington Leite, membro da equipe organizadora do Seminário, o momento visa incentivar a vivência como discípulas e discípulos missionários de Cristo. “A temática é a mesma do Simpósio que aconteceu em maio desse ano : Maria no Mistério de Cristo e da Igreja, sendo assim, neste Ano Nacional Mariano, somos chamados a assumir o propósito de nos consagrar, renovar com fervor a nossa entrega total à Virgem Santíssima. Pensemos também no propósito de entregar nossas orações, penitências e sacrifícios à Nossa Senhora com olhar fixo no Seu Filho”, reforça.
Em mensagem publicada no site da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a instituição orienta que este Ano Mariano deve ser vivido de forma a celebrar, fazer memória e agradecer. “Como no episódio da pesca milagrosa narrada pelos Evangelhos, também os nossos pescadores passaram pela experiência do insucesso. Mas, também eles, perseverando em seu trabalho, receberam um dom muito maior do que poderiam esperar: ‘Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe’”, justifica a presidência da entidade no documento.
O Simpósio que foi realizado no mês de maio abrigou um público de 400 pessoas. Visando alcançar um número maior de participantes, a organização do Seminário Mariano buscou um espaço que poderá acolher até 800 pessoas. “Serão aceitos 10 (dez) participantes por paróquia, área pastoral, diaconia, capelania e demais movimentos e serviços”, explica Washington.
Os formadores que irão conduzir as palestras do Seminário já estão definidos. Entre eles estão o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, o Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista e o Frei Edmilson Vieira.
Para Dom Jacinto, será um momento importante para ser vivenciado com muita gratidão. “Isso nos motiva a celebrar esse centenário com homenagens à mãe do Senhor. Desta forma a nossa Arquidiocese planeja essa iniciativa para tirar frutos abundantes desse ano. Com atos devocionais iremos aprofundar a pessoa de Maria no mistério de Cristo e da Igreja. Será enriquecedor. Maria será mais conhecida e amada por nós”, convoca.
Para os participantes será cobrado um valor de R$ 15,00 (quinze reais) e as inscrições devem ser devolvidas até o dia 7 de agosto na sala da Comissão de Pastoral no Centro Pastoral Paulo VI. A orientação é para que o interessado procure sua paróquia e faça sua inscrição de forma prévia.
Segue abaixo a programação completa:
SEXTA-FEIRA (18/08)
18:00 – MISSA DE ABERTURA PRESIDIDA POR DOM JACINTO BRITO
20:00 – PALESTRA: MARIA NO MISTÉRIO DE CRISTO E DA IGREJA – PROFESSOR E TEÓLOGO JOSÉ RODRIGUES NETO
SÁBADO (19/08)
7:30 – MISSA PRESIDIDA POR DOM JACINTO
9:30 – PALESTRA: MARIA NA BÍBLIA – DOM JACINTO BRITO
12:00 – ALMOÇO
14:00 – PALESTRA: DOGMAS MARIANOS – PADRE WALFRAN RIOS
15:30 – INTERVALO
16:00 – PALESTRA: AS APARIÇÕES DE MARIA, A MÃE DO SENHOR – PADRE TONY BATISTA
17:00 – PALESTRA: DEVOÇÕES MARIANAS – DIÁCONO ROBERTO CAMINHA
DOMINGO (20/08)
7:30 – OFÍCIO DA IMACULADA – IRMÃ RITA
9:00 – INTERVALO
9:30 – PALESTRA: FUNDAMENTOS DO ROSÁRIO –COORD. ARQUIDIOCESANO DA CATEQUESE EDIMILSON ALVES
10:30 – PALESTRA: CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA – FREI EDIMILSON VIEIRA
12:00 – ENCERRAMENTO COM MISSA MARIANA E COROAÇÃO
Por Vera Alice Brandão