No período de 07 a 11 de agosto acontece a segunda edição da Semana de Liturgia da Arquidiocese de Teresina. Com a temática ‘A presença de Maria na Liturgia da Igreja’ o momento terá como cenário o Centro Pastoral Paulo VI que fica localizado na Avenida Frei Serafim, número 3200.
De acordo com o padre Edvaldo Barbosa, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, a intenção da temática é continuar em perfeita sintonia com a orientação da Igreja para a vivência do Ano Mariano. “Para esses dias de imersão, a oportunidade desse encontro prioriza membros das equipes de liturgia de nossas paróquias e áreas pastorais, bem como pessoas que servem no setor música”, reforça o sacerdote que também é pároco da paróquia de São João Evangelista e São João Batista.
A programação está sendo organizada desde o início do ano pela Comissão de Liturgia. O padre Edvaldo antecipa que a devoção à nossa Senhora Virgem do Perpétuo Socorro será uma das abordagens e esse momento terá a condução dos padres redentoristas da Paróquia São José Operário, na Vila Operária. “Depois vamos tratar de outras formas de devoção à Virgem como a reza do terço, recitação do santo oficio e tantas outras formas que os fieis manifestam na Liturgia, a sua devoção a Nossa Senhora”, antecipa padre Edvaldo.
E por fim, no último dia da Semana, a temática será a música litúrgica com foco nas missas marianas. Haverá uma mesa redonda onde os participantes farão questionamentos e padres da Arquidiocese de Teresina estarão à disposição para colaborar com os esclarecimentos.
Os participantes estão sendo orientados a realizar as inscrições nas paróquias e áreas pastorais de origem. “A comissão de liturgia enviou carta com fichas de inscrição 4 pessoas. Aqueles que tiverem disponibilidade também podem efetuar a inscrição na Sala da Comissão de Pastoral que fica no Centro Pastoral Paulo VI”, explica padre Edvaldo. O investimento é de R$ 40,00 (quarenta reais) por participante.
“Ano passado fizemos a primeira Semana de Liturgia e graças a Deus tivemos uma resposta positiva. Mais de 200 pessoas participaram e isso nos deixou motivados, com o desejo de ajudar e celebrar bem o culto da Palavra e da Eucaristia, seja pelo conhecimento teológico, pastoral ou musical que a Semana de Liturgia vai oferecer. Fica o convite para juntos rezarmos a liturgia com a presença de Nossa Senhora”, finaliza padre Edvaldo.
Com informações de Lívio Galeno
Por Vera Alice Brandão