A segunda etapa da Escola para Formadores da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) será realizada de 12 de julho a 2 de agosto, no Sítio Santo Inácio, em Teresina (PI). O evento tem o objetivo de contribuir para a formação alicerçada no seguimento de Jesus Cristo, na Tradição Bíblica e na Teologia Atual Religiosa Consagrada. A abertura iniciará às 10h com a missa celebrada pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito.
A previsão é de que 43 religiosos de várias congregações participem da programação. A primeira etapa aconteceu no ano passado na regional de Recife, e a última etapa acontecerá no ano de 2018 em Salvador.
Todas as etapas são definidas por um conteúdo que será estudado durante a jornada. Nessa segunda etapa o tema será sobre as ‘Relações’: Jesus Cristo: Evangelho e novas relações possíveis, aspectos sócio-político-cultural do Brasil e formação, eclesiologia latino-americana e a VRC, o cultivo das relações na comunidade e encaminhamentos para o estágio e o ministério da escuta.
Além do estudo e aprofundamento das temáticas específicas, a escola promove um espaço de vivência comunitária, momentos de espiritualidade, partilha de vida e celebração, buscando integrar e envolver o participante no processo formativo.
A Escola
A Escola de Formadores é uma iniciativa das regionais da CRB. Possui a duração de três anos, e são realizadas em três etapas e um estágio. A ideia é contribuir com as congregações para a preparação de pessoas que estão assumindo ou irão assumir a missão da formação para a Vida Religiosa Consagrada.
Em consonância com a caminhada da Vida Religiosa Consagrada no Brasil, a escola se propõe a seguir a linha do processo mistagógico e da vivência profética: “Não ardia o nosso coração enquanto Ele nos falava pelo caminho? ” (Lc, 24,32)
Por Lisiane Mossmann (Comunicação – Colégio São Francisco de Sales)