De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência auditiva (DA), o que representa 5,1% da população brasileira. Motivada por essa realidade e ampliando os serviços de atendimento ao público com deficiência, a ASA (Ação Social Arquidiocesana) , através do serviço Levanta-te, vem para o meio, está implementando o auxílio à pessoa surda. Essa iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina.
Para a assistente social Thaise Cronemberger, a iniciativa é louvável, pois crianças, jovens e adultos com deficiência auditiva têm dificuldades de socialização. E não havendo comunicação, a tendência é o isolamento e, portanto, o comprometimento dos direitos dessas pessoas. “Ao incluir esse serviço, a ASA olha para o surdo com a certeza das suas capacidades. “Muitas vezes eles têm seus direitos negados, mas possuem a devida capacidade de realizar atividades com excelência. Aqui temos exemplos de pessoas com deficiência auditiva que fazem cursos e recebem capacitação profissional , e a deficiência não as impossibilita de trabalhar e crescer profissionalmente”, diz otimista.
O serviço vai oferecer acompanhamento através de profissionais intérpretes de libras para aqueles usuários que desejam acessar serviços públicos e casos pontuais no setor privado. A equipe é formada pelas intérpretes de língua de sinais libras: Thamires Ribeiro e Soraya Moura. “Postos à margem das questões sociais, culturais, e educacionais, os surdos muitas vezes não são vistos pela sociedade por suas potencialidades, mas pelas limitações impostas por sua condição. São definidos como deficientes e, portanto incapazes. Isso acontece pelo atraso na aquisição da linguagem já que, na maioria das vezes, o acesso a ela é inexistente”, pontua Soraya.
O fluxo do Serviço de Auxílio ao Surdo está organizado da seguinte forma: inicialmente o usuário precisará preencher um cadastro com todos os seus dados pessoais e com informações relativas à deficiência que possui, mediante apresentação de laudo médico. Em seguida, será encaminhado ao profissional de referência que fará o levantamento do perfil do usuário, para direcioná-lo aos cursos profissionalizantes, para a rede sócio assistencial ou somente para os serviços de interpretação de libras em instituições públicas.
“É importante que o usuário do serviço esteja munido de documentos pessoais, do laudo médico e, se for o caso, a guia de encaminhamento da instituição pública de referência. O agendamento para acompanhamento para instituições públicas deve ser agendado com no mínimo 1 (uma) semana de antecedência. Há outras regras e normas e solicitamos essa busca do serviço através da sede da ASA que fica localizada na Avenida Frei Serafim, no prédio do Centro Pastoral Paulo VI para que a nossa prestação de serviço atenda as demandas daquele que nos procura”, diz Thaís.
Na rotina das pessoas com deficiência auditiva são muitas as necessidades de se comunicar mesmo em situações normais de busca por serviços básicos. Afinal, a população não tem conhecimento da língua brasileira de sinais, apesar de ter sido instituída como a segunda língua do País e isso ser lei. “Por isso ir ao consultório médico, a uma entrevista de trabalho a uma audiência se torna um grande desafio, e foi para diminuir essas dificuldades que o S.A.S surgiu”, finaliza Thaís.
Para mais informações sobre o novo serviço que prestado de forma gratuita ao público através do Serviço ‘Levanta-te, vem para o meio’ a equipe disponibiliza o telefone (86) 2106-1852.
Por Vera Alice Brandão